Subsídios Catequéticos: Tempo Da Mistagogia

QUARTO TEMPO: PERÍODO DA MISTAGOGIA

Depois de celebrados os sacramentos da Iniciação Cristã, a comunidade, unida aos recém-iniciados, continua o aprofundamento do Mistério Pascal através da meditação do Evangelho, da participação na Eucaristia e do incentivo à prática da caridade. Como Povo de Deus, o neófito, pleno e preparado para sugerir aos outros aquilo que ele mesmo conheceu, assume o discipulado e aprofunda seus conhecimentos de fé e vida.

A experiência sacramental, bem orientada, permite ao neófito uma mudança de vida integral que permita ao mesmo professar sua fé, ao longo da vida, com a graça divina, às exigências de fazer acontecer a Boa-Nova do Reino de Deus nas diversas realidades em que se encontra.

Este período fértil da Mistagogia, que ocorre geralmente no Tempo Pascal, proporciona ao neófito e à comunidade a oportunidade de experimentar a vida cristã na Igreja e no mundo com cumprimento integral do discipulado missionário.

A Mistagogia pode acender pela prática da vida cristã o senso da fé adulta, superando o infantilismo vazio. Por isso, os próximos encontros (bíblicos, litúrgicos, catequéticos e missionários) têm como fonte a Liturgia do Tempo Pascal para serem refletidos, saboreados e valorizados os sacramentos recebidos, através de novas experiências e práticas e, sobretudo, de um exemplo de vida que gere uma renovada teologia que comunique uma fé cristã que passe do convencionalismo (Batismo Social) à convicção (Vida Cristã).

Neste período, recebidos os sacramentos da iniciação à vida cristã, o participante passa a ser denominado neófito, ou seja, recém-convertido ao cristianismo, cristão novo.

Posts Relacionados