SAV – Serviço de Animação Vocacional

O SAV – Serviço de Animação Vocacional – tem como missão participar mais diretamente do processo de despertar, acompanhar, discernir e encaminhar possíveis vocacionados para o Seminário, para as Casas de Formação Religiosas, masculinas ou femininas, bem como valorizar a vocação laical na Igreja local de Campo Grande – MS.

Sempre com a ajuda dos bispos e presbíteros, procura também organizar o Serviço de Animação Vocacional em nível de Paróquias, com os seguintes objetivos:

  • Criar uma organização interna do SAV com secretaria e comissões;
  • Selecionar e formar pessoas para a equipe diocesana do SAV;
  • Fomentar a presença do Movimento Serra junto ao SAV;
  • Conhecer a realidade das Paróquias e Congregações;
  • Despertar, alimentar e acompanhar as vocações de rapazes e moças que sentem o chamado de Deus para o sacerdócio, a vida religiosa ou matrimonial;
  • Unir-se à Pastoral Juvenil, à Catequese, à Pastoral Familiar e movimentos ligados aos jovens, a fim de melhorar o trabalho em prol das vocações;
  • Promover encontros e retiros para vocacionados;
  • Ao final de cada ano selecionar rapazes e moças que desejam entrar para o seminário ou casas religiosas e/ou orientar os demais dentro do processo vocacional de cada um;
  • Entregar à Cúria Metropolitana as crônicas do trabalho realizado a cada ano;
  • Entrar em Contato com os vocacionados, acolhê-los, anima-los e ajudá-los no cultivo da sua vocação;

Existe um espaço no Seminário Propedêutico Dom Antonio Barbosa que favorece o atendimento aos vocacionados.

O SAV conta com a participação de seminaristas para organizar os encontros vocacionais, além de utilizar as mídias sociais e outros meios de comunicação, como a rádio e a TV. Dá-se prioridade à Hora Santa Vocacional e à Adoração ao Santíssimo Sacramento.

No primeiro semestre, acontecem dois ou três encontros, realizados em finais de semana. No segundo semestre, os encontros acontecem todos os meses, sendo que, no mês de outubro realiza-se um retiro de decisão vocacional onde são aprovados os novos jovens que entrarão no processo formativo na etapa do propedêutico no ano seguinte.

A animação vocacional é feita nas Paróquias com a celebração de Missas com temática vocacional. Os candidatos podem procurar diretamente um dos Bispos ou o próprio SAV, ou serem encaminhados pelos respectivos Párocos para os encontros de convivência. Após os primeiros contatos, inicia-se um caminho de discernimento que comporta: visita à casa do vocacionado para conhecer sua realidade familiar e paroquial; conversa com o respectivo Pároco; participação obrigatória dos encontros de convivência e, por último, acompanhamento para decisão de entrada ao Seminário.

O povo de Deus é convidado a contribuir materialmente e com suas orações pelas vocações. Para subsidiar essa atividade de intercessão, foram disponibilizados textos com propostas de Horas Santas Vocacionais, a serem utilizados nas Paróquias.

Mais recentemente, a Arquidiocese de Campo Grande aderiu ao projeto intitulado Cada comunidade uma nova vocação, proposto pelo Regional Sul 2 (Estado do Paraná) e acolhido pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Tanto o Arcebispo quanto o Bispo Auxiliar participam regularmente da vida do SAV e dos Seminários.

Coordenador: Pe. Bruno Capistrano