Brasão Arquidiocesano

DESCRIÇÃO HERÁLDICA 

Escudo: De azul, um mantel arqueado, de prata, rematado por uma Cruz do mesmo metal e sobreposto a um campo vermelho no contra – chefe. Este campo vermelho traz uma flor-de- lis de ouro, posta em pala, flanqueada por duas rodas de carro de boi, uma de cada lado, também de ouro.

Sobre o campo azul, duas faixas ondeadas que passam sob uma pala ladeada por dois besantes cruzados, sendo um de cada lado e tudo de ouro. Em chefe, boncante sobre a pala, uma alegoria simplificada da pomba do Espírito Santo, de vermelho, sobre sua gota de fogo.

Insígnias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ornada por duas cruzetas de prata, nas laterais

da fronte. Do interior da mitra descem dois fitões dourados e forrados de vermelho. Cruz patriarcal, báculo, ambos dourados e pálio metropolitano.

COMENTÁRIO 

A flor-de-lis e as duas rodas de carro de boi, simbolizam Maria que foi trazida para o território da Arquidiocese pelo carro rudimentar. Ela é a Nossa Senhora da Abadia, Padroeira arquidiocesana, cuja devoção está aludida na asna arqueada e encimada pela Cruz que significa a cobertura da fachada da Abadia deste Título Mariano.

As duas faixas ondeadas, douradas, representam aspectos geoeconômicos regionais, da agricultura, da pecuária e de outras riquezas territoriais. A pala dourada, vertical no escudo, onde se situa a Cruz da Igreja, representa a Estrada da Evangelização. Esta estrada está ladeada por dois pães dourados, de Santo Antônio, símbolos dos bens, graças e milagres que este Santo Seráfico continua distribuindo aos seus fiéis e, indicam sua vocação popular metropolitana.

Sobre o alto da Estrada Evangelizadora está localizado um símbolo pombalino do Espírito Santo, de vermelho, que doa seus dons à Arquidiocese, ao seu Arcebispo, Ministros e Fiéis, para cumprimento de sua Missão Apostólica, visando ao melhor Serviço de Deus e da sua Igreja Imortal.

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
A Arquidiocese de Campo Grande está no centro do Estado de Mato Grosso do Sul. Faz limites ao norte com a Diocese de Coxim, ao sul com a Diocese de Dourados, a oeste com a Diocese de Jardim e a leste com a Diocese de Três Lagoas.

Municípios que compõem a Arquidiocese de Campo Grande

Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Corguinho, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes e Distrito de Anhanduí.

População: 1.038.144 (IBGE 26/11/2020)

Superfície: 79.439.771 km²

Se estiver utilizando o computador, pressione o botão auxiliar do mouse e escolha “salvar como imagem”. Se estiver utilizando um celular, pressione a imagem e peça para salvar no dispositivo.