Em entrevista na Rede Vida, Dom Dimas fala sobre expectativas da 53ª Assembleia Geral da CNBB

O Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, será o entrevistado desta quarta-feira, 15 de abril, do programa Tribuna Independente, que vai ao ar das 19h30 às 21h (horário de MS) na Rede Vida, em sinal aberto e por cabo/satélite. Dom Dimas, que também é Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, vai falar sobre as expectativas da 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência, que começou na manhã desta quarta-feira, 15, em Aparecida (SP) e prosseguirá até o dia 24 de abril.

O evento reúne mais de 400 bispos, de todas as dioceses do país, que irão atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), levando em consideração os pronunciamentos do papa durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013 e a exortação apostólica do papa Francisco,  Evangelii Gaudium. Os bispos do Regional Oeste 1 da CNBB – que engloba as dioceses de Mato Grosso do Sul – incluindo o recém nomeado bispo auxiliar de Campo Grande, Frei Janusz Danecki, e o recém nomeado bispo de Três  Lagoas,Pe. Luiz Gonçalves Knupp, já estão em Aparecida para os trabalhos da Assembleia Geral. Dom Dimas, que está em São Paulo (SP) para o compromisso na Rede Vida, deverá integrar o grupo a partir de quinta-feira.

foto regional oeste 1 assembleia

Neste 1º dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a programação começou com celebração da missa, às 7h30, na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida.  A cerimônia foi presidida pela presidência da CNBB:  arcebispo de Aparecida (SP) e presidente, cardeal Raymundo Damasceno Assis; arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente, dom José Belisário da Silva; bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Urich Steiner.

Logo na primeira sessão de trabalho da manhã, às 9h15, foi feita a apresentação dos últimos bispos nomeados em 2015. Também foi apresentado o relatório das atividades da presidência (2011 a 2015) e avaliação do quadriênio. À tarde foi realizada Coletiva de Imprensa. No plenário, os trabalhos tiveram continuidade com  exposição da Conjuntura Social, com a participação do jurista e economista, e também ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. Já a Conjuntura Eclesial será apresentada por monsenhor Joel Portella Amado.

Ainda, em plenário, os bispos iniciam o estudo do tema central: “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE – 2015-2019).  Para este momento estão previstas exposições e trabalhos em grupos sobre o texto de trabalho.

Outros assuntos

A programação da 53ª Assembleia ainda prevê o debate sobre o texto de Estudo 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, que trata do papel dos leigos. Ao longo do último ano, a publicação recebeu sugestões e propostas de emendas por todo o país e passará por uma nova avaliação nesta assembleia. “Vamos apresentá-lo, discuti-lo nos grupos e daremos continuidade à reflexão e aprofundamento do texto”, disse o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Durante a Assembleia também será discutida e aprovada a segunda edição do texto Pensando o Brasil. Desta vez, o subsídio abordará a temática das desigualdades sociais no Brasil  “Será o segundo pequeno volume que devagar desejamos criar, ‘Pensando o Brasil’”.

Marcelo Armôa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Campo Grande
Com informações da CNBB

Posts Relacionados