Seminário Dom Antonio Barbosa (Propedêutico) inicia ano formativo

No dia 18 de fevereiro, às 19h, Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, celebrou a Santa Missa de início do ano formativo do Seminário Propedêutico Dom Antonio Barbosa, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua.

Concelebram com o Arcebispo o Pe. Bruno Capistrano, Reitor, Pe. Emilson Bento, Vice-Reitor, Pe. Vander Casemiro, Coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Paulo Haiber, Pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja, Pe. Linniker Matheus, Pároco da Paróquia Cristo Redentor, Pe. Ademilson Tomé, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Jaraguari e Pe. Rosenei Pauli, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Vila Planalto. Também participaram da Santa Missa o Diácono Permanente Júlio César Casavechia, que trabalha no Seminário, os familiares e amigos dos seminaristas, os professores do curso propedêutico e vários outros colaboradores do processo formativo.

Processo Formativo
O processo formativo no Seminário Dom Antonio Barbosa, Propedêutico, leva em conta as diversas dimensões humano-afetiva, intelectual, espiritual e comunitária. No período formativo, a dimensão pastoral é menos explorada, uma vez que a prioridade é preparar os candidatos para as etapas seguintes e ajudá-los a aprofundar em seu discernimento vocacional. Assim, eles são chamados a participar dos diversos eventos eclesiais da vida da Arquidiocese, nos quais também os Seminaristas do Seminário Maior participam. A participação diária na Santa Missa, que eles mesmos ajudam a preparar, procura levá-los a descobrir sempre mais a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.

Equipe Formadora
Pe. Bruno César Capistrano atuou como formador no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, e fez o Curso para Formadores na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.
Pe. Emilson José Bento é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Teologia na UCDB – Universidade Católica Dom Bosco.
Pe. Márcio Bogaz é doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Buenos Aires- e vigário da Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antonio e professor de Filosofia e Teologia na UCDB – Universidade Católica Dom Bosco.
Pe. Gustavo Sánchez, PSS, é doutor em Teologia Fundamental e padre da Sociedade de São Sulpício.

A comunidade do Seminário agradece a cordial acolhida do cura da Catedral, Pe. Wagner Divino de Souza, bem como de todos os seus paroquianos para a celebração desta Santa Missa na Igreja Mãe de nossa Arquidiocese, dando início ao ano formativo de 2021, sob o amparo maternal da Virgem Nossa Senhora da Abadia. Rezemos pelas vocações!

 

   

 

Posts Relacionados