PASTORAL DA CARCERÁRIA DE JESUS REALIZA MISSA BIMESTRAL NOS PRESÍDIOS DA CAPITAL
A Pastoral da Carcerária de Jesus da Arquidiocese de Campo Grande-MS realizou no mês de junho mais uma jornada de missas bimestrais nos Presídios da Capital.
No livro, VADE-MÉCUM do Agente da Pastoral Carcerária, o Padre espanhol Evaristo Martin Nieto, com mais de quarenta anos de experiência, afirma que a celebração eucarística constitui o ato semanal mais relevante da Pastoral Carcerária dentro do Presídio.
Infelizmente, isso ainda não é uma realidade nos Presídios de Campo Grande-MS. No entanto, temos feito um grande esforço para levar Jesus Eucarístico até os irmãos encarcerados. Hoje estamos conseguindo manter uma regularidade de uma missa a cada dois meses nos sete, dos oito presídios, que assistimos atualmente na capital. No Presídio Federal isso ainda não é possível.
Estamos aproveitando algumas datas importante do calendário litúrgico para celebrarmos a eucaristia. Em 2024 começamos com a missa de Páscoa; agora em junho aproveitamos o Corpus Christie; em agosto, para homenagear os Pais; e em outubro, para homenagear Nossa Senhora Aparecida; e em dezembro, celebrarmos o Natal.
A cada celebração eucarística também levamos o sacramento da reconciliação, a fim de que os irmãos presos não comunguem sem estar em estado de graça.
A celebração da Santa Missa de forma regular e sistemática além de levar este sacramento aos irmãos e irmãs presas, tem incentivado muitos a também querer participar da Santa Eucaristia. Daí a necessidade de abrir espaço para uma catequese de preparação para os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (IVC). A cada Páscoa os internos que fizeram a caminhada ao longo de um ano de catequese têm recebidos estes sacramentos.
Agradecemos o apoio do nosso Bispo Dom Dimas, das Paróquia, dos Sacerdotes e dos leigos que se juntam a nós nesse compromisso de levar Jesus Eucarístico a todos os irmãos privados de liberdade cumprindo pena nos presídios da Capital.
Colaborou: Said Brandão Sayd
Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária
Contato: (67) 99264-5635