PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UCDB REALIZA FEIRA CULTURAL
O projeto de Extensão Universitária – Essaluz: Formação Humano-cristã, realizou neste último domingo (28/11), a “1ª Feira Cultural Essaluz”. Realizada nos espaços da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, situada no Bairro Santo Amaro, a atividade foi uma amostra do resultado de um ano trabalho, que envolveu extensionistas, professores e muita gente da comunidade.
Quem circulou pelas seis grandes tendas pode desfrutar do aprendizado e das descobertas, apresentadas em forma de banners, fotos, ilustrações, resumos de trabalhos e muita criatividade.
O evento contou com a presença dos professores do projeto, acadêmicos bolsistas, acadêmicos extensionistas, bem como do Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e da coordenadora do NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico da UCDB, Profa. Maineide Zanotto Velasques.
Paulo E. Galvão, um dos participantes, comentou que o projeto “possibilitou fazermos o paralelo entre o conhecimento acadêmico formal com a prática em nossa realidade.”
Assim partilhou o jovem Jurandir A. Gonçalves, que participou de um grupo de estudo: “Gostei muito da feira científica, de cada coisa diferente que aprendi, fora o entrosamento entre o nosso grupo.”
A Sra. Vera Lucia C. Elias, que visitou a feira assim resumiu: “Parabéns a todos os envolvidos, alunos e professores. Todas as tendas coerentes com o tema proposto, os alunos explicaram o que estavam apresentando, muito bem organizado e o comprometimento dos alunos para fazer o melhor para os visitantes estava visível, nota 10.”
Ação em parceria e compromisso coletivo
Durante o evento, a equipe representante da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) fez questão de destacar o empenho da coordenação da Paróquia Coração Eucarístico, cuja doação se fez presente não só na Feira Cultural, mas durante todo o projeto. Também agradeceu a contribuição do 20º Batalhão de Cavalaria Blindado, que cedeu as barracas que serviram de tendas.
Contando com o apoio da Arquidiocese Metropolitana de Campo Grande e do Instituto Teológico João Paulo II, o Projeto Essaluz reuniu professores e acadêmicos dos cursos de Teologia, Psicologia e Filosofia, com o objetivo de contribuir na formação de lideranças cristãs. O público beneficiado foram membros de algumas paróquias de Campo Grande, desejosos de um maior aprofundamento da fé cristã. Em função da pandemia, as atividades foram realizadas 100% na modalidade remota, por meio de três frentes de trabalho: dez oficinas temáticas, um GT – Grupo de Trabalho, denominado “Hermenêutica e Pastoral” e quatro GE’s – Grupo de Estudos, assim denominados: Hermenêutica e Filosofia, Hermenêutica e Teologia, Hermenêutica e Bíblia e Hermenêutica e Psicologia.