Oficina COFIN/CNS em Campo Grande apresenta caminhos para o financiamento do SUS

Oficina Cofin/CNS em Campo Grande apresenta caminhos para o financiamento do SUS

As perspectivas do financiamento adequado e suficiente para o SUS foram debatidas nesta terça-feira (16/04), no auditório do Centro de Devotos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Campo Grande/MS, durante o primeiro dia de oficina da Comissão Intersetorial de Financiamento e Orçamento do Conselho Nacional de Saúde CNS (Cofin/CNS).

Nesta etapa macrorregional Centro-Oeste, conselheiras e conselheiros de estaduais e municipais de saúde de Goiás e Mato Grosso do Sul, além de assessores técnicos das Secretarias de Estado da Saúde e dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde reuniram-se em Campo Grande (MS).

A abertura da oficina contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, do presidente do Conselho Estadual de Saúde de MS, Ricardo Correa, da 1ª secretária do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande, Cleide Martins, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, Venerando Lemes e do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Estado de Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza.

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer as ferramentas de monitoramento disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), apresentadas por seu diretor executivo Dárcio Guedes, que tem acompanhado todas as demais oficinas macrorregionais da Cofin/CNS. As garantias para o financiamento adequado e suficiente do SUS e uma ampla apresentação sobre o Sistema de Informação sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).

As oficinas macrorregionais Cofin/CNS já passaram por Florianópolis, Aracajú e Manaus. Após Campo Grande, Fortaleza e Vitória serão os próximos municípios que receberão a atividade.

Ascom/CNS

Posts Relacionados