Homilia de Dom João Justino na celebração da Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – 61ª Assembleia Geral da CNBB – 16 abril 2024
Dom João Justino de Medeiros, Arcebispo Metropolitano de Goiânia-GO e 1º Vice-Presidente da CNBB, presidiu a celebração da Santa Missa, nesta manhã, na Basílica de Aparecida, e ao refletir sobre as leituras ressalta a missão episcopal e os trabalhos em desenvolvimento pelo episcopado brasileiro.
“Os trabalhos aos quais nos dedicamos nestes dias de Assembleia, como bispos no Brasil, associam-se à missão que o Senhor e a Igreja nos confiaram: pastores nas dioceses para servir o evangelho. Iluminados pela fé, as escutas, reflexões, decisões e encaminhamentos destes dias são um modo de continuar tanto o serviço das mesas quanto o anúncio de Jesus Cristo.
Aliás, tudo o que fazemos aqui e nas nossas dioceses é porque nós o encontramos, nós o amamos e nós o servimos. Nossa vida se sustenta n’Ele, o pão descido do céu, o pão da vida, Jesus Cristo, pão partido para um mundo novo.
Ao considerar a missão de evangelizar num Brasil cada vez mais urbano e plural; de propor insistentemente uma pastoral que valorize as pequenas comunidades; de optar decididamente pelos jovens e pelas periferias
existenciais e geográficas; ao apresentar a missão como paradigmática e programática; ao buscar compreender a pertinência das pautas contemporâneas, entre as quais, a inteligência artificial, ao acolher as
indicações para o Jubileu de 2025, Peregrinos da Esperança; ao retomarmos as contribuições de nossas dioceses para o Sínodo… nestes e tantos outros temas destes dias, nada estamos fazendo diferente do que fizeram os apóstolos de Jesus.
Isto é, consideraram os desafios de seu tempo e encontraram as respostas na escuta do Espírito para levar adiante o projeto de Jesus.
Em nossas dificuldades, pequenas ou grandes, lembremo-nos de que nossa parcela de participação no mistério da igreja é muito pequena. Mas é chamado de Deus. Ele quis contar conosco”.