Celebração Eucarística por todos os trabalhadores/as e pelo 5º aniversário de ordenação episcopal de dom Mariano Danecki

Na manhã desta sexta-feira, em que celebramos Memória de São José Operário, o Dia do Trabalho, do Trabalhador e da Trabalhadora, comemoramos também o 5o aniversário de ordenação episcopal de nosso Bispo Auxiliar, Dom Frei Janusz Marian Danecki, OFM Conv., carinhosamente chamado de Dom Mariano por todos nós.

A Santa Missa, celebrada hoje às 7h00 e transmitida ao vivo pela TV Imaculada, foi presidida por Dom Mariano e concelebrada por Dom Dimas Lara Barbosa, nosso Arcebispo, e por alguns poucos representantes do bom povo de nossa Arquidiocese.

Graças e louvores sejam dadas a São José, esposo da Mãe do Verbo Eterno, modelo de silêncio e humildade, homem simples que soube sonhar o sonho de Deus para a humanidade, assumiu riscos, enfrentou tribulações, cuidou, alimentou sua pequena família, a Sagrada Família de Nazaré.

A Dom Mariano, nosso agradecimento e admiração  pelo testemunho de fé e profundo amor a Nosso Senhor, pela sempre constante disposição em ser instrumento de nossa reconciliação com Deus, com sua presença em todos os lugares onde é chamado, especialmente por ocasião das Santas Missões Populares.

Ao mesmo tempo em que cantamos e louvamos a Deus por São José, não podemos nos esquecer de tantos irmãos e irmãs que hoje se somam aos milhões de desempregados, sobretudo por conta da pandemia da Covid-19.

Não podemos não ficar indignados por tantos trabalhadores/as que hoje são chamados de “invisíveis”, sem acesso a nenhuma política pública social. A fraqueza das estruturas que deveriam promover o bem comum e a dignidade de cada ser humano, mostra a incapacidade de cumprir seu papel. E neste cenário de horror a que a vida humana está submetida, emerge ainda mais forte a solidariedade, mostrando aos responsáveis pela organização da vida em sociedade, que é tempo de rever valores e prioridades, de modo que a defesa da pessoa humana e de sua dignidade venha sempre em primeiro lugar. Só assim seremos capazes de construir a sociedade justa e solidária, para que todos tenham vida e vida em abundância (cf. Jo 10,10).

Ao final da celebração, Dom Mariano e Dom Dimas juntos pediram, por intercessão de São José, copiosas e abundantes bênçãos para  todos os trabalhadores e trabalhadoras, empregados ou não, hoje e sempre.

Posts Relacionados