Neste dia 5 de agosto o Seminário Propedêutico Dom Antonio Barbosa, da Arquidiocese de Campo Grande, iniciou as atividades do segundo semestre formativo. A Santa Missa presidida pelo Reitor, Pe. Bruno Cesar Capistrano, concelebrada pelo Vice-Reitor, Pe. Emilson José Bento, reuniu seminaristas, os diversos colaboradores da formação, professores, psicólogas, benfeitores, membros da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) e alguns membros das Equipes de Nossa Senhora (ENS). Logo após a Santa Missa celebrada na casa das Irmãs Franciscanas Angelinas, foi oferecido um pequeno lanche a todos os colaboradores e benfeitores, na garagem do Seminário, em agradável momento de convívio.
Que estas recentes palavras do Papa Francisco norteiem mais esta etapa da formação de futuros pastores da nossa Igreja:
“O que vocês estão procurando? Qual é o desejo que os levou a sair ao encontro do Senhor e a segui-lo no caminho do sacerdócio? O que vocês procuram no Seminário? E o que procuram no sacerdócio? Devemos nos perguntar, porque às vezes acontece que por trás das aparências de religiosidade e até de amor à Igreja, na verdade, buscamos a glória humana e o bem-estar pessoal […] é muito triste quando se encontra sacerdotes que são funcionários, que se esqueceram de ser pastores do povo e se tornaram clérigos de Estado. É ruim quando se perde o sentido sacerdotal”.
O seminário é o tempo de ser verdadeiros com nós mesmos, deixando cair as máscaras, artimanhas e aparências. Neste processo de discernimento, deixem que o Senhor trabalhe em vocês, que os fará pastores segundo o seu coração porque o contrário é usar máscara, maquiar-se, aparecer é coisa de funcionários, não de pastores do povo, mas de clérigos de Estado” (Papa Francisco, Discurso aos Bispos, Superiores, Formadores e Seminaristas da Calábria, 27.03.2023).