O encontro com catequistas iniciantes, realizado em Campo Grande, MS, pela Forania Leste, no dia 18/04, no Santuário Paróquia São Judas Tadeu, foi um importante momento foranial de catequese, destinado aos novos catequistas e a catequistas que ainda procuram entender a proposta de uma catequese com inspiração catecumenal.
Pe. Alex Silva Messias, pároco e reitor do santuário, acolheu a todos os presentes, refletindo sobre santuário e basílica na organização da Igreja. E a partir do Tema: Ser catequista – compromisso de fé e amor e do Lema: “Vinde e vede” (João 1,39), a coordenação arquidiocesana de catequese refletiu a estrutura da IVC e o projeto da arquidiocese de Campo Grande.
“Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada da Igreja” (EG 1). Nesta nova etapa é urgente a revisão de nosso processo de transmissão da fé. “A Nova Evangelização necessita de uma catequese querigmática e mistagógica como caminho de formação e de amadurecimento que implica tomar a sério cada pessoa e o projeto que Deus tem para ela” (EG 160).
Pe. Luiz Gustavo Winkler, vigário forânio, finalizou o encontro, agradecendo a disponibilidade de tantos catequistas que estão assumindo este valoroso ministério da Igreja.