Associação Privada de Fiéis
Por ocasião do Dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus, data em que é comemorado o Dia dos Avós, o Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, esteve presente à Comunidade Sagrada Família, na Paróquia Coração Eucarística de Jesus.
Na Santa Missa, oportunamente celebrando-se a liturgia própria do dia, os presentes puderam refletir sobre a importância dos idosos para a sociedade, e sua importância para que o futuro seja construído e firmado sob suas experientes contribuições. O próprio Santo Padre, o Papa Francisco, desde o início de seu pontificado tem dado destaque ao tema, considerando o alto número de idosos que são “descartados” por suas famílias, por já estarem em condições debilitadas.
Em várias oportunidades, durante suas catequeses semanais, o Santo Padre criticou a atitude de desprezar os idosos. Segundo o Papa, a sociedade que não cuida dos mais velhos carrega consigo o vírus da morte. “A Igreja não pode e não quer se conformar com uma mentalidade de impaciência e tão pouco de indiferença e desprezo com relação à velhice. Onde não há honra para os idosos, não há futuro para os jovens”, afirma Francisco.
Ao término da Celebração de hoje, Dom Dimas Lara Barbosa também entregou à Comunidade Sagrada Família o decreto reconhecendo o então Grupo de Oração, após discernimento, como uma Associação Privada de Fiéis com direito Arquidiocesano – também conhecidas como Comunidade de Vida e Aliança. As Novas Comunidades começaram a surgir na década de 1970 na França e nos EUA, tornando-se um fenômeno mundial. No Brasil, as primeiras Comunidades Novas surgem na década de 80 e, na década de 90, vê-se o surgimento de inúmeras Novas Comunidades que hoje no Brasil superam o número de 500.