“Vou-me embora procurar meu Pai…” (Lc 15,18)
Nos dias 01 a 06 de março aconteceu no Centro de Pastoral da Arquidiocese de Campo Grande o Retiro Espiritual para os seminaristas do Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja. O pregador, padre Juan Elías Muñoz, PSS, teve como fonte de inspiração para conduzir o retiro o Evangelho de Lucas capítulo 15 versículos 11 a 32.
Padre Juan, na introdução do retiro, insistiu para que os seminaristas “se deixassem atrair pela força da Palavra de Deus, para entrar na periferia do coração”. Nesta ocasião, lembrou que “a misericórdia de Deus rompe todas as restrições humanas, isto é, a lógica de Deus não é a lógica humana”.
Ao meditar ao redor desta Palavra, insistiu que era necessário reconhecer a ilimitada misericórdia de Deus. Segundo padre Juan, “na vida é necessário o confronto interno: questionar-se acerca da própria vida. A crise não é jamais um problema na vida das pessoas, mas uma benção necessária”.
Enfim, a grande mensagem que padre Juan Elías frisou foi que “a alegria é uma característica típica de Deus, mas também daqueles que são ‘misericordiosos como o Pai’ (cf. Lc 6,36), porque a misericórdia gera a alegria”. A perseverança na atitude misericordiosa, no fundo, contém e expressa um programa de vida essencial para o sacerdote. Nunca podemos nos cansar de ser e viver em uma atitude misericordiosa, porque ela é a espinha dorsal (verdadeira, autêntica) de nosso ministério ou futuro ministério sacerdotal.
Concluiu dizendo que “sempre precisamos pedir ao Senhor a graça de nos abaixar, de nos ajoelhar diante do mistério e, que, acima de tudo, o sacerdote é o homem da misericórdia”.
Colaborou: Seminarista Renato N. Batista