Pelo 4º ano consecutivo, aconteceu no domingo (25/11) a IV Gincana pelo Dia Mundial dos Pobres, organizada pelo Pároco, Pe. Jair Maximo, e os paroquianos da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus.
Durante o sábado (24/11), as equipes fizeram a entrega dos donativos arrecadados que totalizaram 11.830 kg, e que serão entregues às famílias carentes da forania noroeste e também à Pastoral do Migrante e Refugiados (2.075 kg) e à ALPA-Associação Lar do Pequeno Assis, 2.075 kg, que atende 200 crianças em contra-turmo escolar, no bairro Tiradentes .
O evento contou com a presença do arcebispo metropolitano, dom Dimas Lara Barbosa, como incentivador e gratidão ao esforço do povo de Deus daquela comunidade. Cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas diretamente nos trabalhos que contaram com as equipes roxa, vermelha, azul e verde, ministério de música, jurados, coordenação e equipe da cozinha.
Em entrevista, dom Dimas ressalta a importância do que a Doutrina Social da Igreja ensina: que o Verbo se faz carne e habitou entre nós. (Jo 1,14) Desta maneira, Jesus Cristo traz para si a fragilidade humana cujo rosto está figurado nos refugiados, empobrecidos, sem teto, sem saúde, o carente de dignidade, o deserdado. Jesus Cristo leva toda essa “carne frágil” à sua cruz, para transformar, para libertar. Para dar plenitude à vida Jesus Cristo assumiu em si próprio os” sem vida” da humanidade. Só se pode libertar, redimir e transformar o que é assumido.
Em Pentecostes assegurou que a “esperança não engana, porque o amor de Deus se infunde em nosso coração pelo dom do Espírito Santo” (Rm 5,5).
Esta gincana é o gesto concreto que retrata este ensinamento evangélico e social.
Confira os vídeos: