‘Quem faz o curso de Logoterapia passa por transformação’, diz professora

Professora Heloisa Reis Marino

Os participantes do curso de Pós-Graduação “Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl”, oferecido pela Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), além de ter contato com o conhecimento a ser apresentado nos três módulos de disciplinas, também deverão passar por uma experiência de transformação e reflexão interna. “Muitos chegaram de uma forma e deverão sair diferentes”, disse a professora Heloísa Reis Marino, que ministrou as aulas durante a última semana do primeiro módulo da especialização, no Centro de Formação Pastoral.

“A logoterapia, a Análise Existencial, como o nome propriamente diz, propõe uma reflexão sobre aquilo que é a nossa própria existência, por isso, ter esse olhar para quem sou eu, como é a minha essência, a verdadeira essência da existência humana é um encontro com a minha realidade. Isso provoca a própria reflexão, o meu confronto com a minha própria realidade e isso não dá pra ser feito sem haver algum tipo de transformação, escolhas, decisões, respostas novas. Dessa forma então, envolve a participação das pessoas também nesse nível. Não é somente um curso em nível intelectual,  mas em nível vivencial e existencial, eu diria”, afirmou a professora Heloísa .

Segundo ela, oferecimento do curso pela Arquidiocese de Campo Grande e pela UCDB é uma ação de grande expressividade. “Muitos dos participantes são lideranças da Igreja Católica e realizam os seus trabalhos a partir da visão cristã do ser humano. Eles, muitas vezes, ao recorrer a um fundamento científico e filosófico para o seu trabalho, acabavam só encontrando teorias contrárias a antropologia cristã. A logoterapia, porém,  vem ao encontro dessa antropologia, sendo de grande contribuição para formação dessas pessoas”, apontou Heloísa, considerada uma das principais referências sobre a Logoterapia no Brasil.

Aos médicos, psicólogas, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas de várias regiões do país, que participam do curso, Heloísa Reis recomenda “paciência para estudar e perseverança, façam esse compromisso com dedicação, acreditem no potencial próprio e do ser humano como um todo. Vale a pena o investimento e todos os esforços para participar e concluir essa formação.

O curso de Pós-Graduação “Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl” tem carga horária de 360 horas. Os três módulos da especialização acontecerão no Centro Diocesano de Formação Pastoral. A primeira etapa ocorreu de 13 a 30 de janeiro. As demais serão de 13 a 31 de julho e de 11 a 29 de janeiro de 2016. A aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Marcelo Armôa
Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Campo Grande

Posts Relacionados