Primeiro retiro de diáconos e esposas

A CAD-Comissão Arquidiocesana de Diáconos, da Arquidiocese de Campo Grande, realizou de 02 a 04 de dezembro, na sede do Instituto São Vicente –  Casa de Retiros Lagoa da Cruz, o retiro canônico de diáconos e esposas. Este retiro traz a marca histórica para nossa Arquidiocese por ser o primeiro.

Conduzido pelo convidado Diácono Luciano Rocha, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, teve como tema: “A Espiritualidade Diaconal” e como lema “Foram escolhidos homens cheios do Espírito Santo” (At 6,3).

A Santa Missa de encerramento do retiro por presidida por dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano e concelebrada por dom Mariano Danecki, OFM Conv., bispo auxiliar.

Para Luciano, “o convite para ser o pregador deste retiro trouxe muita alegria e satisfação, especialmente  por poder fazer parte deste 1º Retiro dos diáconos e suas esposas. Parabenizo toda a Igreja de Campo Grande por incentivar e promover estas vocações. O tema, A Espiritualidade Diaconal”  sugere de fato o lugar do diácono na Igreja, como sinal sacramental do Cristo servidor. Jesus, Verbo encarnado, diácono do Pai, que veio para servir e não para ser servido. Assim, por sermos servos de Jesus, ministros da Igreja, nós diáconos devemos ser sinal da expressão dessa Igreja servidora, seja nos espaços pastorais seja no cotidiano da vida familiar ou comunitária, sempre construindo pontes, trazendo para perto. Somos  o ministro ordenado mais próximo da realidade de Deus  justamente por sua condição de pai de família, de trabalhador, por exercer uma profissão civil nos espaços não eclesiais, sendo sinal do sagrado nesse mundo tão distante da presença de Deus. Este retiro é um sinal de esperança em que Cristo deseja iluminar todos os homens de todos os lugares.

Quero falar novamente da minha alegria por fazer parte desta história, espero que tenha sido um momento importante para os diáconos assim como foi importante para mim que levo muito dos meus irmãos para a minha Arquidiocese do Rio de Janeiro”.

Posts Relacionados