Médicos, psicólogas, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas de várias regiões do país, estão em Campo Grande em busca de mais conhecimento sobre a Logoterapia, o significado é “cuidar do sentido”. A primeira etapa do curso começou nesta segunda feira (12 de janeiro). A Pós-Graduação lato Sensu presencial – Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl, é oferecida pela Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a UCDB.
Na primeira semana do curso a especialista em Logoterapia, formada em psicologia, pedagogia e filosofia, Martha Elena Giuliano de Iglesia, vai ministrar sobre a vida do psiquiatra criador da Logoterapia, Viktor Frankel, além dos fundamentos e raízes da teoria, “A logoterapia ajuda as pessoas a descobrirem o sentido da vida, é uma psicoterapia espiritual sem estar ligada a nenhuma religião específica,” afirmou Martha Iglesia.
Estão em sala de aula profissionais dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pará, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Paraíba e do Distrito Federal. Psicóloga em Nova Friburgo no Rio de Janeiro, Jociara Souza ficou sabendo da pós graduação em um Congresso de psicologia. Buscou o curso para agregar ao currículo e aumentar o conhecimento, “é uma teoria fundamental para auxiliar as pessoas dentro do conceito pessoal de cada uma, a partir da espiritualidade. Tenho certeza que vai me ajudar muito no meu consultório e em outras atividades na forma de lidar com as pessoas”, disse a psicóloga. Padre Geferson Santos veio de Campina Sul Goiás, “acredito que as definições de trabalho de humanizado são o caminho para uma sociedade mais santa, por conta disso vim me aprofundar na teoria da logoterapia. Pretendo aplicar nos atendimentos pessoais da minha comunidade e junto à formação da pastoral da educação”, relata o padre.

Pós Graduação
O curso de 360 horas, entre as disciplinas serão ministradas: Análise existencial e Logoterapia: Vida e Obra de Viktor e Frankl, Bases Psicológicas, Análise Existencial e Logoterapia: bases filosóficas, Antropologia e Ontologia dimensional Frankliana, Liberdade da Vontade, Teoria Motivacional da Logoterapia: Vontade de Sentido, o Sentido da vida e ética. O curso será realizado no Centro Diocesano de Pastoral no período de: Janeiro (12 a 30) e Julho (08 a 26) de 2015 e Janeiro (11 a 29) de 2016. No horário das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.
A abertura do curso foi realizada nesta manhã com a presença do Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.
Logoterapia
A Logoterapia é um sistema teórico – prático de psicologia, criado pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro “Em Busca de Sentido” (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria.
A Logoterapia é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda.
A definição de Logoterapia, segundo Viktor Frankl, vem do seu próprio nome. Logos significa em grego “sentido”. Portanto logoterapia significa “cuidar do sentido”. Sentido como significado, meta ou finalidade, sendo esta a principal força motivadora no ser humano. Assim, a logoterapia se baseia no confronto do paciente com o sentido de sua vida e o reorienta para o mesmo.
								
								



