Foi ao final da celebração da Santa Missa da Unidade (dos Santos Óleos/Missa do Crisma), celebrada em 14/04/2022 , na matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, a leitura do decreto que institui na Arquidiocese de Campo Grande, a OVS-Obra das Vocações Sacerdotais.
Esta iniciativa não é exatamente nova em nossa Arquidiocese. Sua ação primária ocorreu durante o governo de Dom Antonio Barbosa.
Em 04 de novembro de 1941, Papa Pio XII encaminhou sua Carta Apostólica”Cum Nobis”, dirigida ao Episcopado brasileiro incentivando a implantação da OVS para auxiliar na subsistência dos Seminários e fortalecer as iniciativas oracionais pelas vocações. Leia aqui
Questionado sobre como será feita sua implantação, dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, reforçou que a OVS caminhará de mãos dadas com o SAV-Serviço de Animação Vocacional. Lembrou também todos os esforços já realizados pelas lideranças e por todo clero na elaboração do Plano Arquidiocesano de Pastoral traz a única estratégia pastoral que é formar Comunidades Eclesiais Missionárias, pelo mandato de Jesus Cristo: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
“Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência, é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido de vida”. (cf página 15 PAP).
Dom Dimas traz à memória muitos seminaristas, hoje sacerdotes, que tiveram “padrinhos” ou “madrinhas” durante o período de formação. São pessoas que depositaram sua fé no chamado de Jesus Cristo, rezaram, festejaram, colaboraram com o florescer de uma nova vocação sacerdotal.
O subsídio pastoral está sendo preparado pela equipe da OVS para disponibilizar a todas as paróquias, movimentos, pastorais e em breve será apresentado.
De maneira muito singular e séria, dom Dimas apresenta-se muito preocupado e determinado a envidar todos os esforços necessários para cuidar dos sacerdotes, em especial, refere-se à Saúde Mental. E não apenas nesta Igreja Particular, mas ressalta que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresentou no Encontro Nacional de Presbíteros a pesquisa nacional sobre este tema.
A excelência na formação de seminaristas e a formação continuada de presbíteros é essencial e precisa de apoio material e espiritual. Eis a razão de existir da Obra das Vocações Sacerdotais na Arquidiocese de Campo Grande.
Contato: E-mail: ovs@arqcgr.org.br
https://www.facebook.com/page/1719509284961336/search/?q=missa%20dos%20santos%20oleos