Após o período de restrições decorrente da pandemia do Covid-19, realizou-se a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no sábado, 27/11, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, respeitando-se os protocolos sanitários.
Estiveram presentes bispos, padres, vigários e outros, diáconos em missão na Arquidiocese e membros do Conselho Pastoral Paroquial, representantes das Novas Comunidades, Movimentos e Serviços, Coordenadores Diocesano de Pastoral, Organismos e Associações, no total de 240 participantes.
Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano, abriu a Assembleia, momento em que pode acolher e agradecer todos os presentes pela perseverança nas ações pastorais em tempo de pandemia. Destacou inúmeras atitudes missionárias junto aos doentes e famílias em dificuldades materiais e, em especial, ao esforço de todos os sacerdotes.
Pe. Vander L. Casemiro, Coordenador de Pastoral, fez breve relato sobre as ações que puderam ser desenvolvidas pelas diversas pastorais nos últimos 2 anos, e fez memória a todas as lideranças e sacerdotes falecidos pelo Covid-19.
Pe. Márcio Bogaz, Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia e responsável pela área pastoral Comunidade Santo Expedito explicou, pedagogicamente, o entendimento da Igreja sobre Sinodalidade.
Veja aqui os slides
O tema central da assembleia foi a Formação de Comunidades Eclesiais Missionárias (CEMs), a partir do do Plano Arquidiocesano de Pastoral. Pe. Rodrigo Menegatti, SAC, apresentou, em detalhes, o projeto de formação de comunidades eclesiais missionárias para a Arquidiocese, desenvolvido ao longo de 2 anos. Destacou que a única prioridade é a formação das CEMs tendo como pilares para sua constituição e manutenção : Pilar do Pão, Pilar da Caridade, Pilar da Missão, Pilar da Palavra (Manual orientativo – Iniciação à Vida Cristã)
https://arquidiocesedecampogrande.org.br/manual-orientativo-de-catequistas-10-encontros-sobre-anuncio-querigmatico/
As comunidades eclesiais são um belo modo de ser Igreja: discípula, missionária, nas ruas, residências, locais de trabalhos do povo de Deus. Não podemos permanecer na sacristia, nem na secretaria paroquial. Temos que ir ao encontro do bom povo de Deus, ir onde o povo está. Os verbos ir, sair, partir, caminhar, tão próprios da atividade missionária são muito usados nas primitivas comunidades cristãs.
Pe. Bruno César Capistrano, Reitor do Seminário Propedêutico Dom Antonio Barbosa e Coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV), apresentou os resultados atingidos pelo SAV nas ações Em Cada Comunidade Uma Nova Vocação, Missa Vocacional nas Paróquias, Despertar Vocacional, Encontro das Famílias dos Seminaristas.
Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o Projeto de Formação de Comunidades Eclesiais Missionárias.
https://youtu.be/B6S0VKzKSOI
Veja aqui o nosso Plano Pastoral completo: e-book-plano-pastoral
Fotos