Nota de Falecimento do Frei Lúcio (Hellmuth) Dupont,OFM

Frei Lúcio (Hellmuth) Dupont,OFM. nasceu em 06 de Janeiro de 1924, na cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, filho de Nicolau Dupont e Carolina Dupont.

Entrou na Ordem dos Frades Menores em 01 de Março de 1944, no convento de Daltro Filho (RS), onde fez o Noviciado e a Filosofia.

Depois, foi transferido para Divinópolis, onde estudou Teologia. Em 02 de Fevereiro de 1947, fez a Profissão Solene dos Votos na Ordem Franciscana e, em 20 de Agosto de 1950, recebeu a ordenação sacerdotal na Igreja de São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte (MG).

No ano seguinte, foi transferido para a cidade de São José do Inhacorá, bispado de Uruguaiana, como vigário paroquial. No fim de 1953, foi transferido para a Paróquia São José, em Ernestina (MG) como pároco. Nesta paróquia, além do trabalho pastoral, frei Lúcio organizou a primeira cooperativa agrícola com os moradores rurais, reuniu lideranças para melhorar as condições de vida da cidade, criou atividades culturais e sessões de cinema, onde ele mesmo operava o projetor. Permaneceu 11 anos nesta cidade.

Em 1965, foi transferido para a Vila Sério, distrito de Lajeado (RS). Em 1967, foi para a Paróquia de Agudo (RS), onde terminou a construção da Igreja Matriz, criou a Pastoral do Lazer, através de futebol e vôlei interescolar com as crianças das escolas de três distritos atendidos pela paróquia.

Em 1970, frei Lúcio foi para a cidade de Taquari, onde criou o Conselho Municipal de Entidades Taquarienses de Assistência Social. Em 1977, foi transferido para Chiappetta (RS) como primeiro pároco da nova paróquia. Como a escola da cidade estava em “ruína”, frei Lúcio coordenou a construção de uma nova escola, inaugurada no dia 07 de Setembro do mesmo ano. Em 1980, foi transferido para Porto Alegre (RS) como capelão das Clarissas e encarregado de construir uma casa para acolher os estudantes de Teologia da Província.

Em 1984, frei Lúcio tornou-se missionário, chegando ao sertão mato-grossense como pároco da paróquia de Nova Canaã do Norte (MT), onde organizou a catequese. No ano seguinte, assumiu a paróquia de Santo Antônio do Leverger (MT). De suas andanças pelo sertão, ele escreveu: “Numa destas viagens, abri sozinho 31 colchetes… sem encontrar uma viva alma. De cansado e cheio de poeira, encontrei uma árvore do cerrado, sentei na pouquinha sombra e, imitando o profeta, pensei ter sido ‘besta’ quando resolvi ser padre… pode imaginar o que quiser!”

Em 1990, foi transferido para a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pedra Preta (MT), onde trabalhou como pároco e cuidou dos trabalhadores rurais. No ano seguinte, voltou a Rosário Oeste (MT) e, em Novembro de 1996, foi transferido para a Paróquia Divino Espírito Santo, em Rio Brilhante, como vigário paroquial. Em Novembro de 1997, foi transferido para o Convento São Francisco, em Campo Grande, como vigário paroquial. Em Agosto de 1998, frei Lúcio foi novamente transferido para Pedra Preta e, em Dezembro do mesmo ano, para Santo Antônio do Leverger, como pároco.

Em Maio de 2001, frei Lúcio, já jubilado, foi para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis, como vigário e, em Outubro, foi transferido para Pedra Preta como vigário.

Depois disso, frei Lúcio foi transferido para o Convento São Francisco, em Campo Grande (MS), mas se fazia presente em nossas fraternidades em suas não raras visitas.

Em 2014, celebrando seus 90 anos de vida, 70 anos de Frade Menor e 64 anos de sacerdócio, frei Lúcio lançou um pequeno livro chamado “Tentativa de viver a vocação” contando toda a sua trajetória no serviço de Deus e dos irmãos. Na dedicatória, ele escreveu: “Agradecimentos a Deus pelos exemplos de viva fé e orações de muitos, como sustento de minha vida religiosa e sacerdotal e valiosa ajuda a sempre mais descobrir a beleza de ser ‘Passageiro da Eternidade na Eternidade de Passageiro'”

No dia 26 de Fevereiro de 2016, às 9h30, nosso irmão deixou este mundo e, conduzido por nossa irmã, a Morte corporal, foi participar das eternas alegrias na companhia de nosso seráfico pai São Francisco, nossa irmã Santa Clara e todos os ressuscitados em Cristo Jesus!

Frei Lúcio está sendo velado na Igreja São Francisco. A missa de exéquias será às 9h do dia 27 (sábado) e o sepultamento em seguida, no Cemitério Santo Antônio, em Campo Grande (MS).

Dai-lhe, Senhor o descanso eterno! E brilhe para ele a vossa luz!

Descanse em Paz!

 

 

Posts Relacionados