Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande – MS, comunica com profundo pesar o falecimento de dom Eusébio Oscar Cardeal Scheid, SCJ, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Florianópolis e primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, ocorrido nesta manhã, 13/01/2021.
Devido a pandemia da COVID-19, não teremos velório e missa abertos ao público.
Dom Eusébio definiu como seu Lema “DEVS BONVS” (Deus é Bom) e toda sua vida sacerdotal testemunha esta verdade. Recordemos algumas mensagens proferidas por ele sobre a Páscoa definitiva.
“Quem crê na vida eterna deve aguardar o momento de sua partida para a Casa do Pai como um ponto de encontro esperado há tempo e com muita alegria. Na Sagrada Escritura são muitas as imagens positivas do momento da morte e sempre está presente a consolação de Deus. Cristo usou figuras de festa para demonstrar a vida eterna como banquete, festa de casamento etc.”
“Alguém, ao nosso lado por muito ou pouco tempo, já atingiu o objetivo ansiado de seu peregrinar. Todos somos peregrinos em demanda do Além. Cristo mesmo, que se definiu como O CAMINHO (Jo 14,6), vai conosco. Imagino-me a alegria do encontro definitivo com o Senhor. Houve tantos encontros com Ele no decorrer da vida, na obscuridade da fé, na vida sacramental, no diálogo da Palavra inspirada, no recolhimento de “sua imagem e semelhança” nos pequeninos e desamparados. Agora é o encontro final e eterno, como que sintetizando todos os encontros anteriores, reconfortados pela palavra do Mestre: “Tu, que foste fiel no pouco, vem gozar da alegria do Teu Senhor” (Mt 25,21).
A saudosa memória há de suscitar em todos os que têm fé e esperança a alegria de terem sido testemunhas próximas de um caminhante, obreiro ou trabalhador que foi fiel aos convites do Senhor: caminhar, trabalhar na vinha, construir. Não há lugar para lamentos e para lágrimas de desconsolo. Além disso, o amor não tem limites, fronteiras ou barreiras intransponíveis. A saudosa memória nos instilará consolo e a certeza do reencontro na Pátria definitiva, em clima de amor sem sombras e separações.”
Cardeal dom Eusébio esteve na Arquidiocese de Campo Grande em 25 de maio de 2013, para participar do Congresso Eucarístico, quando proferiu a palestra “Maria e a Eucaristia”, na Paróquia São Sebastião, com Pe. Marcelo Tenório.
A todos os seus familiares, parentes e amigos nosso fraterno abraço e orações pelo descanso eterno de nosso estimado pastor, amigo e irmão dom Eusébio. Que brilhe para ele a luz eterna.
Nascimento: 08 de dezembro de 1932
Ordenação Presbiteral: 03 de julho de 1960
Ordenação Episcopal: 01 de maio de 1981
Lema: Deus é bom
Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro: 27 de fevereiro de 2009
. Nasceu em Joaçaba, SC, em 08 de dezembro de 1932;
• Ordenado Sacerdote em 03 de julho de 1960;
• Eleito Bispo de São José dos Campos em 11 de fevereiro de 1981;
• Ordenado Bispo em 01 de maio de 1981;
• Nomeado Arcebispo da Florianópolis em 23 de janeiro de 1991;
• Tomou posse como Arcebispo de Florianópolis em 16 de março de 1991;
• Transferido para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 25 de julho de 2001;
• Tomou posse como Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro em 22 de setembro de 2001;
• Nomeado Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem ordinário próprio em 03 de outubro de 2001;
• Nomeado Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina em 25 de novembro de 2002;
• Criado Cardeal do Título dos Santos Bonifácio e Aleixo em 21 de outubro de 2003;
• Nomeado Membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social em 29 de novembro de 2003;
• Nomeado Membro do Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé em 17 de janeiro de 2007;
• Teve aceita a renúncia ao Governo Arquidiocesano em 27 de fevereiro de 2009.