Nossos seminaristas iniciam nova missão em Ribas do Rio Pardo

CASA DA MISSÃO – Igreja em estado permanente de missão
“Passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” (At 8,40).

Seminaristas da Arquidiocese de Campo Grande  iniciaram neste sábado, 10/12, a nova jornada missionária, na cidade de Ribas do Rio Pardo, após a conclusão do ano letivo.

Dom Dimas Lara Barbosa presidiu a celebração da Santa Missa de envio e concessão do Ministério de Benção para 11 seminaristas, tendo sido concelebrada por dom Mariano Danecki, OFM Conv,  bispo auxiliar, Pe. Bruno Capistrano, Pe. Emilson José Bento, Pe. Kalzely Barbosa dos Santos, Pe. Gabriel Gonçalves, Pe. Luiz Gustavo Winkler, Pe. Vander Casemiro, e assistida pelos diáconos Naor AntonioS. Arruda e Lucas Alves.

Participaram da Santa Missa formadores, familiares, religiosas e convidados.
Após a celebração, foi oferecido o café da manhã no próprio local, sede da Congregação das Irmãs Angelinas, em Campo Grande.

Em sua homilia, dom Dimas orientou os missionários a considerarem cada casa, da moradia, como lugar santo, lugar para tirar as sandálias e levar as palavras do Deus da Vida, não as próprias. Desafios serão diversos e fortes, mas a acolhida, a ternura e humildade devem alimentar suas atitudes e presença em cada comunidade visitada.

Ao final da Santa Missa, Pe. Bruno César Capistrano agradeceu a Deus por mais um ano de intensas atividades comunitárias, frente ao SAV-Serviço de Animação Missionária, e todos que participaram da missão formativa e pastoral do Seminário Propedêutico Dom Antonio Barbosa.

Estarão acompanhando os missionários, Pe. Wellington Nabhan, pároco e Pe. Kalzely Barbosa dos Santos, vigário paroquial e dom Mariano Danecki, OFM Conv.
Pe. Wellington estima que cerca de 300 famílias serão visitas, tanto na área urbana, Comunidades Santo Antonio e São José,  como rural, assentamento Mutum e Avaré,  presenteando-as com o kit composto por Bíblia Sagrada Tradução CNBB com textos para a IVC-Iniciação à Vida Cristã, terço com roteiro explicativo e uma capelinha com a imagem da Imaculada Conceição.

A programação inclui Novena de Natal, Grupos de Oração, Noite Mariana, 24 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Noite Penitencial, Missãozinha com as Crianças, Noite de Louvor e Adoração com Jovens, Festa da padroeira e Crisma na comunidade Santa Luzia, Missa do Tríduo de Santa Luzia.

O encerramento será no domingo 18/12, com a celebração da Santa Missa, às 07h30 na matriz da Paróquia Imaculada Conceição, em Ribas do Rio Pardo.

Pe. Vander, Coordenador Diocesano de Pastoral, destaca a animação e desejo dos seminaristas em vivenciar a experiência missionária, que todos os anos acontece. Ressaltou, conforme o Plano Pastoral que a Igreja existe para anunciar, por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Em toda a sua história, a Igreja nunca deixou de ser missionária; ainda que a cada tempo e lugar, essa missão assuma perspectivas distintas, nunca deixa de acontecer. Caso contrário, a Igreja perderia sua razão de ser e existir. A Igreja existe por causa da missão, ela nasceu desta missão e deve estar permanentemente a serviço da mesma. Somos a Igreja em Saída.

 

 

Posts Relacionados