Necrológio de Dom Frei Janusz Marian Danecki, OFM CONV

 

DANECKI, D. Frei Janusz Marian
(☆08.09.1951) ( 30.08.2024)

Dom Frei Janusz nasceu aos 08 de setembro de 1951, em Sochaczew, na Polônia. Foi um dos primeiros missionários da fundação que hoje é a atual Província São Maximiliano Kolbe do Brasil dos Franciscanos Conventuais. Com 14 anos de idade, em 1965, ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów, no qual permaneceu até 1970. Ainda no Noviciado, manifestou pela primeira vez o desejo de “ir para as missões”.

No dia 05 de setembro de 1971 fez a sua primeira Profissão Religiosa, e após o Noviciado, entre 1971 e 1977, estudou no Seminário Maior de Cracóvia. Em 08 de dezembro de 1975 emitiu os Votos Religiosos em sua Profissão Perpétua. Revelou mais tarde que, desde este período inicial, a vinda de Dom Frei Agostinho Januszewicz para o Brasil “marcou a minha vida de professo temporário em preparação à profissão solene e concretizou a minha vocação missionária”.

Durante o escrutínio para a recepção das ordens sagradas, renovou o desejo de ir em missão. Em 19 de junho de 1977, na Paróquia de São José Operário, em Sochaczew, recebeu a Ordenação Presbiteral. Ainda na Polônia, exerceu o ministério presbiteral por oito anos, em diversas paróquias (nas cidades de Lódz, Kalisz e Skarzysko-Kamienna), na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów. Em 14 de abril de 1985 foi enviado à Missão no Brasil, e aos 07 de maio de 1985, realizando o seu desejo vocacional pela vida missionária, chegou neste país.

Seu primeiro ofício foi o de vigário paroquial na Paróquia São Marcos e São Lucas, em Ceilândia-DF, no ano de 1986. Foi também vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Cidade Ocidental-GO, entre 1986 e 1992; reitor da Casa de Formação São Maximiliano Maria Kolbe, no Santuário Jardim da Imaculada, em Cidade Ocidental-GO, entre os anos de 1987 e 1994; guardião deste mesmo Santuário, entre 1989 e 1992, período em que também exerce o apostolado de assistente e diretor nacional da Milícia da Imaculada, redator do Cavaleiro da Imaculada e diretor das Edições Kolbe.

Entre 1989 e 1999, foi Cúria Provincial SGAN 915 Módulos ABC Brasília – DF – 70790-150 secretario@franciscano.org.br www.franciscano.org.br ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE DO BRASIL membro do Conselho da então Custódia São Maximiliano Maria Kolbe; secretário custodial entre 1992 e 1999; pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Cidade Ocidental-GO, entre 1992 e 1995; guardião do Convento São Francisco de Assis, em Brasília-DF, entre 1995 e 1999; vigário paroquial da então Paróquia São Francisco de Assis, em Brasília-DF, entre 1996 e 1999; reitor da Casa de Formação São Francisco de Assis, em Brasília-DF, entre 1996 e 1999; retornou como guardião do Santuário Jardim da Imaculada entre 1999 e 2003, e como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Cidade Ocidental, entre 2000 e 2003. Neste ano, retorna como reitor da Casa de Formação São Francisco de Assis até o ano de 2007, além de ser também vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis e vigário provincial (2003 a 2007). Entre 2006 e 2007 foi guardião do Convento São Boaventura, também em Brasília-DF. Foi ainda assistente espiritual de fraternidades da Ordem Franciscana Secular.

Durante todo este período no Brasil, Frei Janusz conviveu com Frei Agostinho, sobretudo no Jardim da Imaculada. Quando este foi nomeado Bispo da Diocese de Luziânia-GO, Frei Janusz o substituiu nos compromissos conventuais. Quando Dom Frei Agostinho manifestou o desejo de partir em missão para a Amazônia e o concretizou, Frei Janusz foi visitá-lo na cidade de Juruá, no interior do estado do Amazonas, entre os anos de 2005 e 2006.

Ao fim do Capítulo Provincial Ordinário da Província São Maximiliano, em 2007, Frei Janusz expressou oralmente a sua intenção de ir para Juruá para substituir Frei Agostinho, proporcionando-lhe a saída de férias para celebrar os seus 50 anos de ministério presbiteral. Neste mesmo Capítulo, ele foi eleito como Presidente da Comissão de Missão e Delegado para a Animação Missionária.
O seu pedido foi formalizado por escrito em carta datada de dezembro de 2007. No dia 05 de março de 2008, Frei Janusz teve o seu desejo missionário atendido e foi enviado para a Missão Franciscana na Amazônia, onde exerceu o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na comunidade ribeirinha de Juruá-AM, Prelazia de Tefé.

Com sua incansável disposição e seu zelo pastoral, por oito anos dedicou-se ao povo desta região com evangélica oferta de vida, marcada pelo seu compromisso de fé reta, de pobreza franciscana e de caridade paternal.
No dia 25 de fevereiro de 2015, o jornal L’Osservatore Romano publicou a nomeação de Frei Janusz como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Assim, no dia 1º de maio de 2015, em Campo Grande-MS, Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano desta Arquidiocese, conferiu- lhe a Ordenação Episcopal, cujo lema fora In verbo tuo serviam.

Em seu brasão episcopal, Dom Frei Janusz – a partir de então, denominado Dom Mariano Danecki – escolheu alguns símbolos que ilustram o seu projeto de vida e de evangelização: as cores expressam o azul celeste de sua devoção mariana, o verde compreende a obra da criação, em especial o Brasil e a Amazônia, e o vermelho remete à região Centro-Oeste, na qual está a sede da Província São Maximiliano Maria Kolbe e a região sul mato-grossense.
Além disso, em seu brasão há também as figuras do tau franciscano, da Sagrada Escritura, das duas coroas de São Maximiliano e da cítara, imagem de seu amor à música.

Dom Frei Janusz dedicou-se a este novo ministério na Arquidiocese com o mesmo propósito de toda a sua vida, sendo reconhecido como um zeloso, humilde e sábio pastor do rebanho do Senhor.

No início da noite do dia 30 de agosto de 2024, em meio aos seus serviços pastorais, após se submeter a uma cirurgia cardiovascular na aorta ascendente e enquanto se recuperava deste procedimento, Dom Frei Janusz fez a sua páscoa, aos 72 anos de idade.

Frei Marcelo Borges da Silva, OFMConv., Secretário Provincial da Província São Maximiliano Maria Kolbe. 

Necrológio – Dom Frei Janusz Marian Danecki

Posts Relacionados