Na manhã deste domingo, 18/02, clero e fiéis participaram do lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2024. Fraternidade e Amizade Social. “Vós sois todos irmãos e irmãs”. (Mt 23,.)
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa, concelebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Mariano Danecki, OFM Conv e membros do clero Diocesano e Religioso, contando com a assistência de diáconos, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, às 09h30.
Em sua homilia, Dom Dimas conduziu a reflexão a partir do texto base da CF sobre a amizade social e sua relação com Oração, Jejum e Caridade.
Esta iniciativa unicamente brasileira comemora 60 anos o que evidencia sua importância e incontáveis frutos de fraternidade, frente aos vários temas sociais e ecumênicos vivenciados. Trata-se de forma consciência de nossa interdependência com todas as formas de vida que Deus nos deu como benção e sustento para a humanidade.
Mas o que é Amizade Social?
A amizade é um caminho que “nos permitir existir e viver com a responsabilidade e o compromisso de transformar a própria vida e a vida do outro. Como é bom ter amigos!”
Em sua Encíclica “Fratelli Tutti”, o Papa Francisco nos convida a irmos além dos grupos de amigos, a construirmos a Amizade Social. Ele nos ensina que ela é “um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço”. (FT n.4). Ou seja, a amizade social “é a capacidade diária de alargar o meu círculo, chegar àqueles que espontaneamente não sinto como parte do meu mundo de interesses, embora se encontrem perto de mim”. (FT n. 97)
Quaresma é tempo de conversão. Tempo de reflexão, meditação e avaliação de nossa própria existência humana e de nossas atitudes para com o próximo. Quem é o meu próximo senão aquele de quem eu me aproximo e aquele que Deus coloca em nosso caminho. Como atitude de fé, comecemos por nós mesmos a sermos amigos de Deus, de nossos familiares e amigos, pelo diálogo, pela compreensão e paciência além de boa educação.