Com a participação de cerca de 4.000 fieis, na manhã de domingo, 27/02, foi celebrada a Santa Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e Fome, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, às 09h00, na Cidade Morena, Campo Grande.
A celebração foi presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por Dom Mariano Danecki, OFMConv., Bispo auxiliar, Dom Vitório Pavanello, SDB, Arcebispo emérito, e por um grande número de Presbíteros do nosso Presbitério, além da participação de vários Diáconos, Religiosos e Religiosas, e por representantes das diversas Paróquias e Comunidades do município de Campo Grande.
Toda a preparação foi conduzida por cerca de 500 voluntários, de diversas Paróquias, Pastorais e Movimentos distribuídos em equipes: infraestrutura, alimentação, coleta, acolhida, ornamentação, arrecadação de alimentos, Liturgia, tradutores/intérpretes, segurança, Pós celebração e demais.
Com o apoio da Pascom foi possível a transmissão nas redes oficiais da Arquidiocese bem como a publicação cruzada nas redes sociais paroquiais.
Destaques
Acolhida da Imagem 1ª Leitura Salmo Responsorial 2ª Leitura
N.S.Abadia, Irmã Franciscana Angelina Coral Arquidiocesano Pastoral Juvenil
Terço dos Homens
Pastoral dos Surdos SAV-Serviço de OVS – Obra das Agradecimentos finais
Animação Vocacional Vocações Sacerdotais Autoridades e Voluntários
Proclamação do Evangelho pelo Diácono Rodrigues.
Diácono Pedro foi severamente atingido pela Codiv-19,
internado por alguns meses.
Foi para todos os fieis motivo de grande alegria ouvi-lo,
com voz forte, o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mt 4, 1-11
Dimas L. Barbosa iniciou a homilia partilhando sua grande preocupação sobre os ataques que a Igreja tem sofrido sobre o Concílio Vaticano II, o Papa Francisco, os padres, a Campanha da Fraternidade, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que congrega cerca de 300 dioceses. Os bispos reúnem-se anualmente, durante 10 dias em assembleia geral, para partilha eclesial, discernimento, escuta do Espírito Santo. E quando nada disso tem valor, pergunto-me qual será a nossa identidade católica, qual será o nosso ponto de referência?
Nós temos o nosso Magistério, uma estrutura pastoral específica, temos Tradição. Assusta-me o fato de alguns consagrados levantarem a voz contra a própria Unidade da Igreja.
Frente a isto, eu louvo muito a Deus pela presença de todos vocês aqui. Gosto muito de repetir o que já disse anteriormente. Sabem por que eu acredito no Brasil? Porque vocês estão aqui. Vocês podem fazer a diferença.
Vamos mostrar a beleza da nossa Igreja, do Evangelho, mostrar como é bom ser discípulo missionário, discípula missionária. Papa Bento XVI dizia que a Igreja não cresce por imposição, mas por atração. O cristianismo não nasce de uma escolha ética, de uma filosofia; nasce do encontro pessoal com alguém, com o Cristo Jesus.
Devemos, nesta quaresma, crescer na intimidade com Cristo e pelo nosso testemunho levar muitos outros a este mesmo convívio. A fome será superada na medida em que dermos as mãos. A opção preferencial pelos pobres é inerente a nossa fé cristológica. Nós da igreja sabemos fazer mutirão, dar as mãos e cada um fazer a sua parte. Muitas paróquias já fazem muito para combater a fome, mas podemos fazer muito mais.
Ao finalizar sua homilia, Dom Dimas reforçou o entendimento que a Campanha da Fraternidade é um modo brasileiro e muito privilegiado de aprofundar a vivência da quaresma, pois mergulhamos nos mistérios da nossa redenção, no jejum, na abstinência, na penitência, na oração, na caridade, mas também devemos parar e pensar o que podemos fazer, em conjunto, para diminuir o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, e constatar que muitos moram muito mais perto de nós do que imaginamos.
Dom Mariano Danecki fez a leitura da mensagem do Papa Francisco por ocasião da CF 2023.
https://youtu.be/OYQmIiQZKBY
Como gesto concreto iniciando a Campanha da Fraternidade, os fieis ofertaram aproximadamente 4 toneladas de alimentos não perecíveis que serão destinados às entidades sociais assistidas pela Arquidiocese.
Vídeo – Santa Missa https://www.youtube.com/watch?v=n1rW0IM_3Ss&t=25s
Fotos