FORMAÇÃO PARA NOVOS PÁROCOS E VIGÁRIOS EM MISSÃO NA ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE
Nos dias 30 e 31 de março, nas dependências do Instituto Teológico São João Paulo II (ITEO), aconteceu a Formação para novos Párocos e Vigários em missão na Arquidiocese de Campo Grande, que se estendeu também aos Diáconos Permanentes recentemente ordenados.
No primeiro dia, Pe. Emilson José Bento, Chanceler da Arquidiocese, levando em consideração o Diretório de Pastoral da Arquidiocese, tratou da organização da Arquidiocese de Campo Grande, com seus diversos órgãos de governo, e da estrutura da Cúria Metropolitana, apresentando todos os ofícios eclesiásticos, Departamentos e Setores que a compõem. Após a apresentação geral de cada Departamento ou Setor (Jurídico, Pessoal, Patrimonial, Contábil, Financeiro, Editora e Livraria Família e Vida e Assessoria Episcopal, Captação de Recursos) feita pelo Pe. Emilson, os funcionários de cada um deles expôs aos padres e diáconos as principais demandas de sua competência, com importantes orientações e normas de cunho administrativo, jurídico e mesmo pastoral.
No segundo dia, Pe. Vander Casemiro, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, tratou de todos os assuntos pastorais que precisam ser do conhecimento de quem inicia seu ministério pastoral na Igreja Particular de Campo Grande. Pe. Rodrigo Menegatti, responsável pelo Projeto de implantação das Comunidades Eclesiais Missionárias na Arquidiocese, apresentou os detalhes deste Projeto e as etapas para sua implantação nas comunidades paroquiais da Arquidiocese. O casal Cida e Manuel, coordenadores da Catequese diocesana, apresentaram a organização da catequese, subsídios, dentre outras realidades e projetos do serviço da catequese da Igreja em Campo Grande. Pe. Vander apresentou também o Anuário Arquidiocesano 2022, com todas as informações da organização da vida eclesial na Arquidiocese de Campo Grande.
Na conclusão da formação os participantes participaram de uma visita guiada aos Departamentos da Cúria Metropolitana conduzida pelo Chanceler, Pe. Emilson José Bento.