Para celebrar a Semana Nacional da Família, que ocorre de (9) domingo até o dia 15 de agosto, proposta pela Pastoral Familiar do Brasil, foi realizada neste sábado (8), em Campo Grande, uma passeata pelo centro da cidade. A manifestação teve início por volta das 9h e reuniu aproximadamente 350 pessoas entre grupos, movimentos, ministérios e pastorais da comunidade. A passeata começou em frente da Arquidiocese, seguiu pela avenida Afonso Pena até a 14 de julho, desceu a dom Aquino até à antiga rodoviária no centro, onde os fiéis fizeram uma oração pelas famílias.
“Nós estamos na Semana da Família e a coordenação diocesana da Pastoral Familiar achou por bem fazer um gesto público para chamar a atenção sobre a importância da família. Para nós é um projeto de Deus”, afirma Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande.
Segundo ele, as próprias instituições públicas não têm órgãos para preservação da família, atuando de forma setorizada, como proteção das mulheres e crianças.
Semana Nacional da Família
A Semana Nacional da Família é parte do calendário de todas as comunidades católicas do país. A iniciativa é anual e durante toda a semana são realizadas ações, manifestações, celebrações, bênçãos e outras atividades, de acordo com a realidade de cada paróquia.
Segundo o casal Santa Bárbara e Elizabeth, coordenadores da Arquidiocesano da Pastoral Familiar, responsáveis pelo evento, os encontros realizados durante a semana serão baseados no subsídio “Hora da Família”, proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que propõe temáticas relacionadas ao cotidiano das famílias e também ao tema deste ano “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”.
O casal faz ainda um convite para que a comunidade participe. “Esta semana é essencial para reascender a fé e a vivência das famílias. Será uma semana diferenciada e gostosa de ser vivida. E como é nacional, sabemos que o Brasil inteiro, caminha e reza conosco, todos os dias”, afirmam.




