Corpus Christi – Festa de Louvor pelo Dom da Eucaristia

Esta é a celebração litúrgica do “corpo de Cristo entregue e do sangue derramado por nós”. Segundo o saudoso, Dom Luciano Mendes de Almeida, SJ, esta é a solene comemoração do amor do Filho de Deus, que deu a vida para nos salvar. O momento de louvamos a Deus pelo grande dom da eucaristia e entrar em comunhão com Cristo comprometendo-se em empenhar a fim de que todos tenham vida.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.
Neste dia todos os fiéis da igreja católica são convidados a participarem da missa em um mesmo lugar.

Na arquidiocese de Campo Grande a missa campal (ao ar livre) vai ser realizada na esquina da Rua 14 de julho com a Avenida Mato Grosso às 15h, em seguida sai a procissão, que começa no local onde o altar foi montado (Rua 14 de julho com a Avenida Mato Grosso) até a Avenida Fernando Correia da Costa.

A partir das 5h30 da manhã a Rua 14 de Julho será interditada pela Agetran para que as 35 comunidades e grupos comecem a riscar o desenho do tradicional tapete de Corpus Christi. As ruas que cortam a 14 de Julho não serão interditadas. A montagem do tapete segue por durante todo o dia, cada comunidade com a própria organização de materiais e horários.

O tapete terá mais de 1 quilometro de comprimento, é o caminho por onde vai passar a procissão depois da missa. A confecção do tapete começará na Rua 14 de Julho entre a Antônio Maria Coelho e a Mato Grosso e terminará  na Fernando Correia da Costa, em frente ao Antigo Fórum – atual Memorial da Cultura. Neste mesmo lugar será dada a benção final no término da procissão.
Cada espaço do tapete reservado para uma comunidade e o “retalho” do tapete terá 1,50 de largura e 2,00 de comprimento.

Mas além da tradicional missa e procissão, a programação começará com visita do Santíssimo aos hospitais pela manhã. Dom Dimas Lara Barbosa, vai visitar o hospital Regional Rosa Pedrossian as 9h, vão participar da visita os Padres Sebastião, Reginaldo, Miorin e Pe Eduardo, além de Ministros e Visitadores  (equipe de Capelania). O bispo auxiliar Dom Eduardo Pinheiro, visitará os doentes na Santa Casa e o bispo emérito Dom Vitório Pavanello fará visita ao Hospital Universitário (Maria Aparecida Pedrossian),  no mesmo horário, as 9h.

Posts Relacionados