Canal de Comunicação com a Comissão de Proteção de Vulneráveis

A Arquidiocese de Campo Grande – MS organizou-se para atender a solicitação de compor uma Comissão de Proteção de Vulneráveis, a partir das orientações e diretrizes do Papa Francisco, através da Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

“Os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis. Para que tais fenómenos, em todas as suas formas, não aconteçam mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam a todos na Igreja, de modo que a santidade pessoal e o empenho moral possam concorrer para fomentar a plena credibilidade do anúncio evangélico e a eficácia da missão da Igreja. Isto só se torna possível com a graça do Espírito Santo derramado nos corações, porque sempre nos devemos lembrar das palavras de Jesus: «Sem Mim, nada podeis fazer» (Jo 15, 5). Embora já muito se tenha feito, devemos continuar a aprender das lições amargas do passado a fim de olhar com esperança para o futuro.”

A partir desta Carta Apostólica, dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, com o apoio de sacerdotes, religiosos, autoridades e leigos/as elaboraram as Normas de Conduta, já em vigor para o Clero, Religiosos/as, Consagrados/as, Agentes de Pastoral, Funcionários.

Os trabalhos foram iniciados com o estudo do livro “Conscientização e Purificação” que apresenta as atas do encontro para a Proteção de Menores na Igreja (Cidade do Vaticano) de 21 a 24 de fevereiro de 2019.
Veja o vídeo com as explicações de dom Dimas L. Barbosa.
A seguir, você encontra os caminhos para apresentar denúncias ocorridas no âmbito da Igreja e fora do âmbito da Igreja.

Livro: “Conscientização e Purificação: Atas do Encontro para a Proteção dos menores na Igreja”

Apresentacao Sintese Dom Dimas

Decreto de criação da Comissão de Proteção de Vulneráveis do Regional Oeste 1 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil 

Decreto de Atualização das Normas de conduta do Clero em missão na Arquidiocese de Campo Grande

DECRETO DE PROMULGAÇÃO DAS NORMAS DE CONDUTA DOS (AS) FUNCIONÁRIOS (AS) E DEMAIS COLABORADORES DA ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE – MS

DECRETO DE PROMULGAÇÃO DE NORMAS DE CONDUTA PARA AGENTES DE PASTORAL EM MISSÃO NA ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE – MS 

CRESCE O TRABALHO POR UMA CULTURA DE PREVENÇÃO

Posts Relacionados