No próximo sábado, 27 de novembro, será realizada a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, das 07h30 às 17h00.
São convocados para participar da Assembleia bispos, padres, vigários e outros, diáconos em missão na Arquidiocese e 2 membros do Conselho Pastoral Paroquial, preferencialmente, presidente e vice-presidente, representantes das Novas Comunidades, Movimentos e Serviços, Coordenadores Diocesano de Pastoral, Organismos e Associações.
A pauta da Assembleia traz como principal assunto a Formação de Comunidades Eclesiais Missionárias, a partir do do Plano Arquidiocesano de Pastoral apresentado em 2019, agora revisado.
O novo texto, escrito em linguagem simples e pedagógica apresenta as diretrizes (pistas para ação) sobre a Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Vida e da Pastoral (Casa da Palavra); Liturgia e Espiritualidade (Casa do Pão); Serviço à Vida Plena (Casa da Caridade) e Igreja em Estado Permanente de Missão (Casa da Missão).
É importante destacar que a única prioridade do Plano Arquidiocesano de Pastoral é a formação de Comunidades Eclesiais Missionárias e os Pilares são instrumentos para a constituição e manutenção.
Pilar do Pão
Pilar da Caridade
Pilar da Missão
Pilar da Palavra (Manual orientativo – Iniciação à Vida Cristã)
https://arquidiocesedecampogrande.org.br/manual-orientativo-de-catequistas-10-encontros-sobre-anuncio-querigmatico/
O novo texto do Plano Arquidiocesano de Pastoral traz o Projeto de Formação de Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM), de maneira muito didática.
As comunidades eclesiais são um belo modo de ser Igreja: discípula, missionária, nas ruas, residências, locais de trabalhos do povo de Deus. Não podemos permanecer na sacristia, nem na secretaria paroquial. Temos que ir ao encontro do bom povo de Deus, ir onde o povo está. Os verbos ir, sair, partir, caminhar, tão próprios da atividade missionária são muito usados nas primitivas comunidades cristãs.
Acesse aqui o E-Book do Plano Arquidiocesano de Pastoral. e-book_