No próximo dia 15 de setembro, sábado, a Arquidiocese de Campo Grande, passará a contar com mais dois diáconos. Os seminaristas Luiz Gustavo Winkler e Pedro Ruiz da Victória serão ordenados diáconos na Celebração Eucarística presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande.
Seguindo a prática das primeiras comunidades cristãs, testemunhada na Sagrada Escritura e conservada na Tradição, a Igreja continua escolhendo homens que possam exercer um ministério de serviço. Para isto, o rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre o ordenando como diácono e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço. Nela se apresenta o que se espera de um diácono: amor sincero, solicitude para com os pobres e os enfermos, autoridade discreta, simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo. A Ordem confere ao diácono um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos.Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele.
Para melhor preparar este momento, os seminaristas estão organizando um tríduo que acontecerá nos dias que antecedem à Celebração:
- 12 de setembro: Comunidade Irmão de Assis às 19h;
- 13 de setembro: Colégio Dom Bosco às 19h;
- 14 de setembro: Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja às 19h.
A Ordenação acontecerá no Colégio Salesiano Dom Bosco, localizado à Avenida Mato Grosso nº 227, no Centro, tendo início às 08h da manhã. Os ordenandos convidam todo o Povo de Deus para participar deste momento singular para a Arquidiocese de Campo Grande.
Caio Lima – Arquidiocese de Campo Grande