Na tarde de 25 de agosto, seminaristas das 3 casas formativas reuniram-se para avaliação do trabalho missionário formativo (Santas Missões Populares), realizado em Corguinho-MS, no período de 02 a 09 de julho.
Após colocações sobre os desafios missionários para a realização da missão e as realidades paroquiais(assentamentos rurais) visitadas, Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Janusz Danecki finalizaram a avaliação ressaltando a importância e a continuidade desta ação formativa como crescimento pessoal e pastoral, mas sobretudo, a evangelização a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, quer seja na adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação da Palavra, celebração eucarística e penitencial, principais momentos da missão, a entrega do Kit Missionário (Bíblia, terço, subsídio bíblico Lectio Divina e o Rosário com Maria).
Estiveram presentes Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Janusz M. Danecki, Pe. Francisco Eduardo Galvão, Pe. Paulo Donatti e Pe. Cleber B. Rosa , Odailton Caetano (pastoral rural), Victorina Vieira (pastoral da saúde) e Sônia Minder (Múnus Caridade).
O novo Plano Arquidiocesano de Pastoral (2015-2018) trabalha a Animação Missionária como uma das urgências pastorais, com base no documento nº102 DGAE-CNBB (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil), pensando o agir nos assentamentos como territórios de missão.
A missão não é proselitismo, nem mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, é algo de imprescindível, para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra vem e vai. Quem segue Cristo não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária. (Exort. Evangelii gaudium, 266)
“Na ordem de Jesus Ide estão contidos os cenários e desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. Nesta, todos são chamados a anunciar o Evangelho pelo testemunho da vida; e, de forma especial aos consagrados, é pedido para ouvirem a voz do Espírito que os chama a partir para as grande periferias da missão, entre os povos onde ainda não chegou o Evangelho”.
Trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2015.
Sônia A. Minder
Gestão da Comunicação
Arquidiocese de Campo Grande – MS




