Solenidade de Tomada de Posse da Área para a Construção do Santuário de N. Sra. da Abadia

No último domingo 23 de agosto foi realizado o Ato Cívico de Tomada de Posse do Terreno para a construção do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, Padroeira da Arquidiocese de Campo Grande, conforme a Lei 5608 de 17 de agosto de 2015, aprovado por unanimidade por todos os vereadores e homologada pelo Sr. Gilmar Olarte, prefeito de Campo Grande.

Estiveram presentes na solenidade Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano o Prefeito da Capital Gilmar Olarte o Vereador Paulo Pedra, representando a Câmara Municipal, Padre Paulo Vital e membros dos Conselhos e Coordenadores de Pastorais e Movimentos da Comunidade de Nossa Senhora da Abadia.

posse terreno mt abadiaLogo após a solenidade ouve uma pequena Procissão Luminosa em torno do terreno, em seguida a Celebração Eucarística e a coroação de Nossa Senhora da Abadia por Dom Dimas e Padre Paulo Vital.

 

Origem da Devoção de Nossa Senhora da Abadia

A história de Nossa Senhora da Abadia está ligada ao Mosteiro ou Abadia (que significa Casa do Pai) da Ordem de São Bernardo, em Bouro, na Diocese de Braga, em Portugal. Segundo os relatos, durante as guerras com os Árabes, os religiosos do Mosteiro de Bouro abandonaram a Abadia, deixando ali, na capela de São Miguel, apenas um Eremita, a quem, depois foi juntar-se Pelaio Amado, fidalgo da corte de Dom Henrique que, no claustro, queria afogar a saudade que lhe deixara a esposa falecida. Diz a tradição que, certa noite os dois eremitas viram aparecer, na garganta da serra, uma luz misteriosa e viva. Logo ali acorreram, encontrando no lugar, em escultura de pedra, a imagem da Virgem Maria.

Construíram ali uma capela (1148). Alguns anos depois, fundaram o atual convento, para onde transferiram aquela imagem. Sucedeu, então que por mais esforços que fizessem para mantê-la no novo convento, a imagem reaparecia na velha Abadia.

Devoção no Brasil

Tudo indica que o primeiro sinal da presença do culto é representado pelo Santuário de Muquén, no município de Niquelândia-Go, Diocese de Uruçu, na segunda metade do século XVIII. Um certo português, diante da ameaça por parte das leis referentes à extração de ouro, fez uma promessa de trazer a imagem de Nossa Senhora da Abadia da sua terra natal. A imagem foi trazida com festa, fixando o culto no dia 15 de agosto (Solenidade de Assunção de Maria) em lugar então deserto chamado Muquém. Com as dificuldades de distância e de deslocamento do povo de Minas Gerais para Muquém, foi construída a capela dedicada à Nossa Senhora da Abadia em Água Suja-MG (1870, hoje cidade de Romaria). A devoção também se faz presente nos municípios de Sítio D`Abadia, Guarani de Goiás, Nova Roma e Formosa, e muitos outros lugares em especial no Centro-oeste do Brasil.

Devoção na Arquidiocese de Campo Grande

A devoção começou com o sr. Elizeu Ramos, mineiro de Uberaba que, ao radicar-se em Campo Grande no ano de 1905, fez a promessa a Nossa Senhora que, se progredisse e fosse feliz nestas terras, iria adquirir a imagem da Virgem. Essa promessa de Elizeu propiciou o aparecimento e o crescimento da veneração de Nossa Senhora sob o título de Abadia. Sete anos após sua chegada em Mato Grosso fizeram-lhe a doação de um estandarte com a imagem da Virgem. Empunhando-o Elizeu cruzou toda a cidade levantando fundos para adquirir a tão sonhada imagem de Nossa Senhora da Abadia. Após arrecadar os recursos, Elizeu adquiriu a imagem em São Paulo, capital, trazendo-a de trem, até Três Lagoas e depois em carro-de-boi chegando na então Comarca de Campo Grande no dia 3 de agosto de 1912. A imagem de Nossa Senhora da Abadia foi recebida com grande festa. Em 9 de agosto foi entronizada na pequena e modesta igreja de Santo Antônio. No dia 15 de agosto a imagem foi abençoada e coroada. Ao ser instalada a Diocese de Campo Grande, em 1948, Dom Antônio Barbosa institui-a como Padroeira. Com a instalação da Igreja Catedral na Paróquia Santo Antônio de modo definitivo, em 1991, a matriz de Campo Grande passou a dividir a titularidade permanecendo: Paróquia Santo Antônio – Catedral Nossa Senhora da Abadia.

No Bairro Chácara Cachoeira – Santuário da Abadia

A comunidade surgiu da necessidade de se dar atendimento religioso e espiritual aos moradores da crescente região dos bairros Miguel Couto e Chácara Cachoeira. A Primeira Missa foi celebrada em uma residência no dia 16 de outubro de 2002. A comunidade passou a se reunir nas casas que foram abrindo suas portas e aumentando o número de famílias participantes. O primeiro nome dado à nova comunidade foi Santíssima Trindade. Quase um ano após, Dom Vitório Pavanello, quando realizou sua primeira visita , sugeriu a troca do nome para Nossa Senhora da Abadia, pois, mesmo sendo a Padroeira da Arquidiocese, não havia nenhuma igreja com este título na cidade. De novembro de 2003 a dezembro de 2010 as celebrações das missas ocorreram aos domingos no então Colégio Avant Garde. A partir de dezembro de 2010, a nova sede à rua Cel. Cacildo Arantes, embora alugada, constitui-se a Casa de Deus, a casa da igreja e, portanto, nossa casa. Em 23 de janeiro de 2011 foi instalado o Sacrário e em 1º de Maio desse mesmo ano foi instituída como Paróquia, assumindo também a comunidade São Domingos Sávio no bairro Cidade Jardim.

Posts Relacionados