A Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a UCDB-Universidade Católica Dom Bosco realiza o II Módulo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl, que acontece de 13 a 31 de julho, no Centro Diocesano de Formação, com a participação de psicólogos, padres formadores, religiosos e fiéis líderes de movimentos e pastorais sociais, de várias cidades do Brasil, com corpo docente brasileiro e da América Latina.
Esta iniciativa reveste-se de inovação à medida que é a mais próxima do magistério da Igreja, evidenciada através do livro Psiquiatria e Catolicismo, publicado em 1962 por um médico e um sacerdote, J.H.Vanderveldt e R.P. Odenwald, escrito a partir da exortação do Papa Pio XII num discurso dirigido aos membros do Congresso Internacional de Psicoterapia Clínica: “a vossa atividade pode levar-nos a resultados preciosos, não só para a medicina, como para o conhecimento da alma em geral, das disposições religiosas e do seu desenvolvimento” […] uma das mais importantes contribuições para o desenvolvimento da psicoterapia é a da escola vienense da Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl, para ao qual o objetivo final da psicoterapia consiste em tornar um indivíduo consciente do sentido de sua existência”.
A grade deste II módulo contempla temas como Teoria dos Valores, Vazio Existencial, Consciência e Inconsciente Espiritual, Personalidade e Antropologia Frankliana, Âmbitos de Aplicação e Investigação Logoterapêutica e Metodologia.
Para Victorina Limeno Vieira, coordenadora regional e diocesana da pastoral da saúde, “este curso está me ajudando a aprofundar meu entendimento sobre o ser humano. Quando estamos em visita aos doentes nas casas ou nos hospitais com os enfermos consigo me colocar com maior amor, caridade e misericórdia diante destes irmãos que sofrem. Estou muito feliz com a oportunidade de participar deste curso e poder responder melhor à minha vocação como discípula missionária de Jesus Cristo”.




