4º. Encontro da Pastoral dos Surdos e 1º. Encontro dos Intérpretes Católicos

4º. Encontro da Pastoral dos Surdos e 1º. Encontro dos Intérpretes Católicos

            Em tudo Amar e Servir e Teu é o meu Coração foram os temas de estudo do 4º. Encontro da Pastoral dos Surdos e 1º. Encontro dos Intérpretes Católicos realizado nesse fim de semana (18,19 e 20 de julho), no Centro de Formação Pastoral em Campo Grande. No evento foi aprofundada a temática do trabalho em harmonia e a capacitação dos membros da Pastoral do Surdo para melhor qualidade e compreensão da Língua de Sinais.

Participaram palestrantes de referência no assunto: Pe. Wilson Czaia, Marcelo Dias de Santana, Coordenador Nacional dos Interpretes Católicos da Pastoral dos Surdos e Coordenador dos Interpretes Católicos da regional Leste II; Darlene Nunes de Azevedo Bonacio, Vice-Coordenadora Nacional da Pastoral dos Surdos, Carlos Alberto Franco, Coordenador diocesano da pastoral dos surdos de Apucarana, Rodrigo Barbosa, coordenador da pastoral dos surdos regional sul II, Daniela Klemp, coordenadora dos interpretes católicos Sul I e Elisabete da Camara Bernardi, coordenadora da pastoral dos surdos Sul I, “O encontro teve como objetivo o aperfeiçoamento dos irmãos e irmãs católicos, surdos e intérpretes que atuam na igreja. Além disso um momento de evangelização a partir dos sacramentos da igreja conforme a bíblia sagrada, valorizando a vida de cada indivíduo a caminho da salvação”, explica o coordenador diocesano da Pastoral dos Surdos de Campo Grande, Samuel Ferreira de Souza. Como foi dito, o encontro teve além do momento de troca de experiências e aprendizado, o trabalho espiritual “No sábado fomos ao Parque das Nações Indígenas para um momento de confissão dos surdos e ouvintes e também para rezar o terço em Libras com apresentação de teatro em cada mistério. Foi um momento ímpar”, conta a Coordenadora dos intérpretes católicos em Mato Grosso do Sul, Isabela Fonseca Conchal.

Participaram surdos e intérpretes de Coxim , Naviraí, Rondonópolis, Cascavel, Dourados, Corumbá, Sidrolândia e Campo Grande “Foi uma experiência maravilhosa, e foi plantada a semente nos dando mais vontade de aprender. Como foi o primeiro encontro de intérpretes católicos aprendemos muito e tiramos dúvidas relacionadas a interpretar a oração eucarística, por exemplo.” relatou a intérprete Christiane Medeiros.

A missa de encerramento foi celebrada pelo Padre Wilson Czaia de Curitiba e acompanhada pelo Padre Edinaldo, que utiliza a Libras básica. Padre Wilson é o único padre com surdes profunda no Brasil, “A participação dele foi fundamental, principalmente nas confissões e na missa. Ele atendeu até os ouvintes que não sabem libras. Presidiu a missa de uma maneira tão emocionante que os três semiaristas e os dois padres que ajudaram declararam que querem permanecer na pastoral do surdos. Foi emocionante,  ter missa feita na língua dos surdos, todos choraram ao ver a consagração do corpo e sangue de Cristo,” encerra a intérprete Jocimara Paiva Grillo.

Posts Relacionados