A missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2015 reuniu cerca de 3,5 mil pessoas no último domingo (22), no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande. A celebração, que durou pouco mais de 1h30min, foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Além das pessoas presentes no ginásio, a celebração também pode ser acompanhada pelos fieis que estavam em casa, por meio da Rádio e TV Imaculada Conceição e pelo portal da Arquidiocese de Campo Grande. Esta foi a primeira vez que a missa de abertura da CF teve transmissão ao vivo pela TV e internet. A ação foi coordenada pelo setor de Comunicação da Arquidiocese, em parceria com a Rádio e TV Imaculada, além de suporte técnico-operacional do Canal do Boi.
Momentos antes do início da celebração, os fieis presentes foram convidados e motivados a assistir a vídeos alusivos à Campanha da Fraternidade e sobre o engajamento da Igreja Católica na coalizão nacional em prol da coleta de assinaturas de apoio ao projeto de Reforma Política Democrática. Esse foi o tema destacado durante a homilia de Dom Dimas. “Uma sociedade saudável se faz basicamente com pessoas comprometidas e engajadas com a mudança. Não podemos ficar dando o jeitinho brasileiro em tudo”, ressaltou.
Antes, durante e ao final da missa, voluntários coletaram assinaturas de apoio ao Projeto de Reforma Política Democrática. Até o momento da Ação de Graças, cerca de 350 pessoas haviam assinado. Após apelo feito por Dom Dimas e pelo Pe. Odair Costa, a primeira coleta oficial de assinaturas da Arquidiocese fechou com 800 adesões.
Segundo o arcebispo, entre os temas mencionados no projeto estão o fim do financiamento privado de campanha, a eleição em dois turnos, sendo o primeiro baseado no plano de governo e o segundo em lista de candidatos, além de maior participação da mulher no processo político. O debate sobre a reforma política será ampliado nas paróquias e comunidades da arquidiocese.
Serão oferecidas cartilhas e vídeos para facilitar a compreensão dos fieis e estimular uma participação mais efetiva. O movimento envolve a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras 100 entidades e instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é recolher 1, 5 milhão de assinaturas para que as propostas de mudança na legislação eleitoral possam entrar em vigor já nas eleições de 2016. Em Campo Grande o que se espera é recolher pelo menos 200 mil assinaturas.
Motivada pelo tema da CF 2015, “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, a arquidiocese promoverá outras ações concretas ao longo do ano, como um concurso de Redação para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes públicas e particular de Campo Grande. Além do fortalecimento das atividades das pastorais da Criança e Familiar.
Confira em nossa fanpage o album de fotos da Missa de Abertura ds CF 2015. Compartilhe!
Marcelo Armôa
Assessoria de Comunicação – Arquidiocese de Campo Grande
Foto Capa: Kísie Ainoã





