Com a celebração da Santa Missa às 18h00 na capela do SEMMAI – Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja, em15/02, abriu-se o ano formativo para os seminaristas de Discipulado e Configuração das dioceses que compõem o Regional Oeste 1 da CNBB.
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa e concelebrada pelos formadores Sulpicianos,
e assistida pelo diácono Maurício Carminato.
Para assumir os trabalhos formativos, Pe. Bruno César Capistrano fez a leitura solene de sua Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade à Igreja, como novo formador no SEMMAI.
Processo Formativo
Formação Espiritual: o seminarista é educado para a observância de horários e a disciplina na vida de oração. A Casa lhes oferece a Santa Missa diária, a oração comunitária da Liturgia das Horas, do Santo Terço, a Adoração ao Santíssimo, além de tardes de espiritualidade todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, e da prática semanal da Lectio Divina. A tudo isso se acresce o bem inestimável do acesso regular a um diretor espiritual e ao sacramento da penitência, o que lhes favorece crescer na oração pessoal e na prática de outros atos de piedade.
No início de cada ano acadêmico, é oferecido um retiro espiritual de cinco dias, em local próprio para essa finalidade. E uma vez por ano, é promovida a Adoração ao Santíssimo por 24 horas consecutivas.
Quanto à dimensão intelectual, são ministrados, na UCDB, os cursos de filosofia, com três anos, e o de teologia, com quatro anos de duração.
Quanto à Formação Pastoral, os seminaristas são distribuídos, nos fins de semana, nas várias Paróquias da Arquidiocese de Campo Grande, conforme solicitação dos respectivos Párocos, e são acompanhados em grupos e orientados segundo os critérios do Conselho de Formação. Alguns Seminaristas são direcionados para experiências em Pastorais específicas, sobretudo Pastorais Sociais, como a Pastoral Carcerária, do Menor, Indigenista, e também para a Pastoral Vocacional. A cada semestre, é realizado um encontro com os Párocos onde os trabalhos de final de semana são realizados. A cada dois anos, os Seminaristas são transferidos para conhecer novas realidades. Alguns também realizam trabalho pastoral em sua Diocese de origem como Naviraí, Coxim e Dourados, o que exige deles longas viagens, por causa das distâncias entre os municípios de nosso Estado. Por fim, ao final de cada Semestre, os Seminaristas realizam Santas Missões Populares em alguma realidade desafiadora de suas Dioceses de origem,
No caso específico da Arquidiocese de Campo Grande, as Santas Missões se alternam entre áreas urbanas e rurais. E todos devem passar por um ano de estágio pastoral antes de serem ordenados Diáconos.
Formadores:
Pe. Juan Diego Giraldo Aristizábal, PSS
Pe. Gustavo Sanchéz, PSS
Pe. Andrés Maurício López, PSS
Pe. Luiz Gonzaga Nascimento, PSS
Pe. Bruno César Capistrano, DIOC
Que o processo formativo seja rico de crescimento humano e espiritual, rumo ao sacerdócio ministerial!