Na noite de sábado, 13 de maio, na festa de Nossa Senhora de Fátima, foi ordenado presbítero para a Igreja de Cristo, o díacono Lucas Alves Nunes, agora, Padre Lucas Alves Nunes.
A Santa Missa foi presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por Dom Mariano Danecki, OFM Conv , vários sacerdotes e assistida por diáconos.
Este belo e sagrado momento aconteceu na igreja matriz da paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos. Pe. Neif Damião, seu pároco, acolheu todos os presentes e expressou sua alegria e agradecimento a todos que se dedicaram nos preparativos para a decoração, além do momento de confraternização no salão paroquial.
Pe. Jair Veira Alves, reitor do Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, Pe. Joseph Raj, Pe. Péricles Souza e alguns seminaristas participaram da celebração representando a Diocese de Borba – AM, nossa Igreja-Irmã, onde Pe. Lucas realizou seu estágio pastoral como diácono. Esteve presente também Pe. Laércio da Paz, de Campo Grande, que há 5 anos exerce seu ministério como missionário nessa diocese.
Pela sagrada Ordenação é conferido ao presbítero aquele sacramento, mediante o qual “pela unção do Espírito Santo são assinalados em caráter especial e assim configurado como Cristo Sacerdote, de forma a poder agir na pessoa de Cristo cabeça”. (Conc. Vati. II, Decr. Presbyterorum Ordinis, n.2.)
Assim, o presbítero participa do sacerdócio e da missão do Bispo. Solicito cooperador da Ordem episcopal, chamado a servir o povo de Deus, constitui com seu Bispo um só presbitério, dividido, porém, com vários outros ofícios. (Cf. Conc. Vat. II, Const. dogm. sobre a Igreja, LG, n. 28.)
Após a reflexão sobre as leituras proclamadas, e encerrando sua homilia, Dom Dimas retoma o lema sacerdotal escolhido “Aliás, não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura” (Hb 13,14), desejando-lhe que mesmo sem saber o que Deus irá colocar em suas mãos e mesmo não tendo aqui nossa morada permanente, incentiva-o a viver aqui como quem sabe que é esperado de braços abertos no céu.
Pe. Lucas Alves ao fazer uso da palavra agradece a Deus, seus familiares, amigos, benfeitores, aos representantes da Diocese de Borba e todos que fizeram parte de sua caminhada, à Comunidade Santa Águida e padres formadores. Pede a Deus que lhe ajude nesta nova caminhada de sua vida. Destacou sua grande sensibilidade com o Sacramento da Confissão que sempre o reconduziu a Deus em momentos de dificuldades.
Fotos: Laudemir Rosa