Neste dia 02 de março, a Igreja celebra o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, dia em que a Igreja recorda a entrada de Jesus em Jerusalém para realizar o seu Mistério Pascal. “Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito o que bem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas! (Mt 21,9)
Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano, presidiu a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, que foi concelebrada pelos sacerdotes Pe. Paulo Vital, pároco da referida Paróquia; Pe. José Adriano Stevanelli, diretor do ITEO-Instituto Teológico Regional São João Paulo II; e Pe. André M.N. Souza, secretário executivo do Regional Oeste 1 da CNBB. Após a bênção dos ramos, realizada no interior da Paróquia, o povo se dirigiu em procissão para o espaço organizado na Cidade da Páscoa (antiga Cidade do Natal), onde foi celebrada a Santa Missa, com a leitura da Paixão narrada pelo Evangelista São Mateus.
Aos fieis presentes na celebração, dom Dimas enfatizou que a semana que se inicia exorta todos os discípulos missionários a recordarem os passos de Jesus no cumprimento da vontade de Deus Pai, ensinando-nos que a cruz é compreensível somente na lógica do dom e do abandono (abandono = deixar o que se tem para doar o que se é). Este Jesus de Nazaré é acompanhado pela multidão jubilosa, mas convém lembrar que outra multidão, pouco tempo depois, havia de pedir sua condenação.
Encorajou também que todos acompanhem cada etapa da celebração dos próximos dias, mergulhando de maneira bem mais intensa no mistério pascal do Senhor, lembrando que será a madrugada da ressurreição a dar-nos a certeza da vitória final.