Chanceler conclui visitas às Paróquias da Arquidiocese

Pe. Emilson José Bento, Chanceler da Arquidiocese de Campo Grande, concluiu no último dia 09 de março as visitas às cinquenta e três Paróquias e Quase-Paróquias da Arquidiocese de Campo Grande.
Por meio das visitas realizadas foi possível orientar e acompanhar os trabalhos próprios de cada Secretaria Paroquial, naquilo que se relaciona com as responsabilidades próprias da Chancelaria e do Arquivo Eclesiástico.

Cada Secretaria possui um Arquivo Paroquial com documentação eclesiástica que deve ser adequadamente conservada e organizada, o que concorre para o bem de toda a Arquidiocese, principalmente no que diz respeito à certificação do recebimento de Sacramentos por parte dos fiéis. O sentido pastoral e canônico das visitas realizadas fundamenta-se, inclusive, naquilo que o Código de Direito Canônico afirma no cânon 486, § 1: “Devem-se guardar com o máximo cuidado todos os documentos relativos à diocese e às paróquias”.

A Chancelaria, tendo concluído estas visitas, ocupa-se agora com a preparação de uma formação geral para todos os secretários e secretárias da Paróquias da Arquidiocese, que contará com a colaboração do Tribunal Eclesiástico Regional de Campo Grande e de outros Setores da Cúria Metropolitana.

Pe. Emilson, ao concluir esta etapa do seu trabalho, dirigiu estas palavras de agradecimento a todos os Párocos e atendentes paroquiais: “Fico feliz por concluir as visitas às 53 Paróquias da Arquidiocese de Campo Grande, que tiveram início no dia 07 de dezembro, na Paróquia São João Calábria. Agradeço a todos os Párocos pela generosa acolhida que manifestaram a este serviço prestado pela estrutura de nossa Cúria Metropolitana, bem como a todos os atendentes paroquiais que me receberam com o desejo de melhorar ainda mais o serviço que já realizam. Nosso próximo passo será a realização de mais uma formação geral para todos os atendentes paroquiais. Por fim, mas não por último, chego ao final desta etapa com a consciência de que vivenciei uma verdadeira experiência de fraternidade presbiteral. Deo gratias!”

 

Posts Relacionados