Aconteceu em Campo Grande a Jornada Formativa de Educadores da Pastoral de Educação

Nos dias  20 e 21 de maio, aconteceu no Instituto São Vicente, Lagoa da Cruz, Campo Grande, a Jornada Formativa de Educadores do Regional Oeste 1 da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com a proposta de percorrer os Regionais da Conferência, a Jornada tem como público-alvo os professores, gestores, pessoas envolvidas na educação, agentes da Pastoral da Educação e Universitária das dioceses, apresentando um  itinerário formativo, reunindo os elementos constitutivos a partir do Pacto Educativo Global e do Humanismo Solidário. Os participantes serão certificados pela PUC Minas com carga horária de 12 horas.

Na abertura da Jornada esteve presente o Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa acolhendo e abençoando os trabalhos. Na sequência, Pe. Júlio César E. Resende OSC, assessor nacional da Pastoral da Educação apresentou a agenda com os temas Programa de Formação e Itinerário Formativo, Vocação e missão; Igreja e Educação.

Em sua apresentação, Pe. Júlio César destacou que a Igreja tem a consciência de que na sua essência ela é educadora e empreende esta sua característica educativa desde as comunidades apostólicas como narrado no livro dos Atos dos Apóstolos até às plataformas digitais no tempo presente. Ao longo dos séculos a Igreja proporcionou vários ambientes e experiências formativas conectadas aos conventos e igrejas. Várias figuras expressivas surgiram e dedicaram suas vidas à educação, ordens e congregações religiosas foram fundadas com a exclusiva missão de educar e cuidar de jovens e crianças. Para a Igreja, as características da educação estão centradas na dignidade da pessoa humana, no educar para o Bem Comum e na Educação Integral.

Dignidade da pessoa humana: “a escola deixa de ser um ambiente que favorece uma aprendizagem completa, se aquilo que o aluno aprende não se torna também uma ocasião  de serviço à própria comunidade” (Congregação para a Educação Católica, 2014, p.18).
Bem Comum e Solidariedade: “com o termo educação, não se pretende referir apenas à instrução escolar ou à forma para o trabalho – ambas, causas importantes de desenvolvimento – mas à formação completa da pessoa” (Bento XVI. 2009, p 17).

Educação Integral: a tarefa da escola é a formação da pessoa humana em sua totalidade, desta forma esta deve “desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão e atitudes de pensamento concernentes não só à ciência, mas também aos valores humanos e ético-religiosos” (João Paulo II, 1988b).

Os participantes receberam, como material de estudo, o subsídio recém publicado pelas Edições CNBB “Itinerários Formativos para Educadores”,  apresentando os conteúdos Ser educador: uma vocação; Educar-se: espiritualidade e autocuidado; Educadores: sal da terra, luz do mundo; Pastoral da Educação: implementação e formação; Sugestões de Roteiros para encontros.

Outra palestra foi ministrada pelo Pe. Rogério Ferraz que apresentou o tema: Vocação e Missão, iniciando com a citação da encíclica Fratelli Tutti, n 55: Caminhar na esperança.

Convido à esperança que «nos fala duma realidade que está enraizada no mais fundo do ser humano, independentemente das circunstâncias concretas
e dos condicionamentos históricos em que vive. Fala-nos duma sede, duma aspiração, dum anseio de plenitude, de vida bem-sucedida, de querer
agarrar o que é grande, o que enche o coração e eleva o espírito para coisas grandes, como a verdade, a bondade e a beleza, a justiça e o amor. (…)
A esperança é ousada, sabe olhar para além das comodidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte,
para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna». Caminhemos na esperança!”

Frente aos inúmeros desafios, Pe. Rogério elencou 5 dimensões para a contínua renovação da missão educativa: construir um contexto educativo, fazer do ensino um instrumento de educação, centralidade da pessoa, identidade e governança.

A Santa Missa concelebrada e presidida por Dom Dimas, no domingo da Ascensão do Senhor e 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais encerrou a Jornada Formativa de Educadores.

 

 

 

Posts Relacionados