Estabelecer parcerias com outras entidades, de caráter estadual, nacional e internacional, para intercâmbio de experiências e desenvolvimento de projetos, campanhas e seminários que promovam o debate de temas de interesse da fé e da ciência, sobretudo nos campos mais afeitos às áreas de competência dos associados.
Este é um dos objetivos propostos pela União de Juristas Católicos da Arquidiocese de Campo Grande – MS, aprovado pela nova diretoria da UJC, eleita em maio de 2022.
Dom Dimas Lara Barbosa, presidente vitalício da UJC, fala sobre a importância desta iniciativa.
Nos dias atuais, a questão sobre o tema laicidade é desafiador e tem muitas interpretações, principalmente aquela entendida como a exclusão da religião dos vários contextos da sociedade, a total separação entre Estado e Igreja. A importância destes profissionais do campo jurídico é essencial para que possamos reafirmar a legítima autonomia das realidades terrestres, ou seja, “as coisas criadas e as próprias sociedades têm as suas próprias leis e valores, que o homem gradualmente deve descobrir, utilizar e organizar” (Gaudium et spes, 36). Buscamos considerar em nossa missão o princípio personalista, o princípio pluralista ordenado segundo o critério de subsidiariedade, o princípio da preexistência dos direitos da pessoa e das comunidades em relação a qualquer concessão por parte do Estado. Estes profissionais, nossos associados, desempenham o papel de consciência crítica quer evocando os valores da Constituição todas as vezes que a experiência jurídica ponha em evidência diferenças crescentes, quer encontrando naqueles valores a solução das questões novas postas pelo progresso científico e tecnológico, a exemplo das questões sobre ecologia e bioética. Estes homens e mulheres têm registrado ao longo de anos de suas vidas profissionais fidelidade à ética, empenho sempre renovado ao colocarem-se ao serviço de um direito inspirado nos grandes valores humanos e cristãos.
Seminário: Direito, Justiça e Fé Católica
Direito, Justiça e Fé Católica será o tema do 1º Seminário que acontecerá no Auditório do Bloco A da UCDB-Universidade Católica Dom Bosco, dias 20 e 21 de outubro próximos, às 19h00.
Programação:
20/10 = quinta-feira
19h15: Abertura do Seminário
Pe. José Marinoni – Reitor da UCDB
Dom Dimas Lara Barbosa – Arcebispo Metropolitano
Dr. Carlos Eduardo Contar – Desembargador
19h30 : Desembargador Ricardo Dip
Tema: Ser um jurista católico: os desafios da hora presente
Presidente da mesa: Desembargador Sérgio Fernandes Martins
21h00 : Mestre em Direito Tadeu Nobrega
Tema: Os perigos do Estado Tecnocrático
Presidente da mesa: Advogado Tiago Bana
21.10 – sexta-feira
19h30 : Advogado Miguel Vidigal
Tema: A Justiça e a Igreja Católica: um caminho de amor à Verdade
Presidente da mesa: Advogado Elton Nasser
21h00 : Deputado Federal Luiz Phillipe de Orleans e Bragança
Tema: A Libertadora, uma nova Constituição para o Brasil
Presidente da mesa: Desembargador Carlos Contar
21h45 : Encerramento
Pe. José Marinoni – Reitor da UCDB
Dom Dimas Lara Barbosa – Arcebispo Metropolitano
Dr. Carlos Eduardo Contar – Desembargador
Outras matérias:
OAB
Ministério Público de MS