COMUNICADO AOS FIÉIS DA ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE
ENCERRAMENTO DAS TRATATIVAS SOBRE A USINA FOTOVOLTAICA
Campo Grande, 29 de setembro de 2022.
Estimados irmãos e irmãs,
Como já tive a oportunidade de notificar em mensagem anterior, datada de 23 de setembro do corrente ano, a Arquidiocese, na busca de soluções inovadoras para sua sustentabilidade, havia elaborado um significativo projeto de construção de uma Usina Fotovoltaica, que pudesse atender todas as nossas Paróquias e Comunidades, que totalizam mais de 300 centros consumidores.
Infelizmente, o fornecedor escolhido, a ANL Energia Limpa, não havia cumprido sua parte do contrato, o que levou a Arquidiocese às medidas de natureza cível e criminal cabíveis.
Com a graça de Deus, foi realizada na tarde de 28/09/2022, quarta-feira, uma reunião entre os representantes da Arquidiocese de Campo Grande e da ANL, e no dia 29, outra reunião, desta vez entre a instituição bancária credora, a Arquidiocese e a referida empresa. O objetivo das reuniões era o de sanar as consequências negativas geradas pelo não cumprimento dos termos acordados.
Relato a seguir os compromissos assumidos pela ANL Energia Limpa, através de Acordo Judicializado:
- A ANL assumirá o pagamento integral do empréstimo realizado pela Arquidiocese de Campo Grande junto à instituição financeira;
- Foram esclarecidos os motivos do atraso com a execução da obra, referentes sobretudo à não entrega de material importado;
- Será construída pela ANL, no prazo de 06 (seis) meses a contar da data de hoje, 29/09/2022, uma usina fotovoltaica que será doada à Arquidiocese.
Além de perdas financeiras que julgávamos irreparáveis, o que mais nos doeu foi a tristeza gerada por esses acontecimentos nos padres e em todos os nossos fiéis. Por isso, agradeço de coração por todas as manifestações de carinho e apoio que nos chegaram nesses momentos de dor. Lamento por aquelas mensagens que não manifestavam nem testemunhavam a misericórdia que vem de Nosso Senhor diante da humana fraqueza.
Agradeço também pela determinação, competência e disposição de tantos quantos nos orientaram e apoiaram, especialmente ao Revmo. Pe. Wagner Divino de Souza, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua e Cura da Catedral Nossa Senhora da Abadia, o qual passará a assumir a função de Ecônomo de nossa Arquidiocese.
Com a graça de Deus, queremos continuar nossa missão evangelizadora e a serviço do Povo de Deus que nos foi confiado. Que o Senhor da Vida, pela intercessão de Nossa Senhora da Abadia nos abençoe a todos.
Fraternalmente,
Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo Metropolitano de Campo Grande
Vide matéria anterior