Curso de Visitas Religiosas aos Presídios é realizado pela Arquidiocese de Campo Grande

Curso de Visitas Religiosas aos Presídios é realizado pela Arquidiocese de Campo Grande

 

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de formar novos agentes da Pastoral Carcerária (PCr), aconteceu no último sábado (23/04) no ITEO (Instituto Teológico João Paulo II), o Curso de Visitas Religiosas aos Presídios, que contou com a participação de agentes veteranos  da PCr e de interessados em fazer parte da referida pastoral. O curso foi uma realização da Arquidiocese de Campo Grande, com a parceria da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que ofereceu aos participantes o certificado de curso de extensão universitária, bem como, com o apoio da Paulus Livraria e da gráfica São Pio.

O curso utilizou a metodologia ver, julgar e agir. Na abordagem do ver, foram abordados temas como a realidade prisional na atualidade, as particularidades da mulher presa, assim como a Constituição Federal, a Lei de Execução Penal e as portarias da AGEPEN (Agência Estadual do Sistema Penitenciário de MS) e da Penitenciária Federal de Campo Grande, que regulamentam a assistência religiosa nos presídios do Estado. Já no julgar, foi o momento de aprofundar a Palavra de Deus, por meio da espiritualidade e da mística de todo aquele que pretende ser um agente da PCr. E no agir, tópicos como a identidade e missão da PCr, o dia a dia do presídio, os critérios para se fazer a visita religiosa, foram assuntos abordados.

Ao final do curso foram apresentados os encaminhamentos para o estágio supervisionado que vai acontecer nas próximas semanas nas várias unidades prisionais de Campo Grande. Os estagiários serão acompanhados por membros da coordenação colegiada e por veteranos da PCr.

Participaram do curso dezenas de participantes e alguns membros do clero: Diácono Itamandaré  José Santa e padre Neif Damião Lescano Nabhan, integrantes da coordenação colegiada, bem como do Padre Vander Luiz Casemiro, coordenador arquidiocesano de Pastoral e de dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano, que nesta ocasião ressaltou a importância da retomada dos cursos presenciais da Arquidiocese de Campo Grande, e enalteceu a disposição dos participantes e do interesse deles de quererem fazer parte de uma pastoral de fronteira, como é o caso da Pastoral Carcerária.

Assim comentou um dos participantes do curso, o jovem Cristiano Oliveira Gaigler: “…estou encantado de verdade é muito amor envolvido em toda essa missão… temos que ajudar aqueles que estão encarcerados sim… e eu vou ser um deles…. levar um pouco de amor, carinho e, principalmente, a palavra de nosso Deus a eles… obrigado Senhor Jesus por essa oportunidade…”

 

Posts Relacionados