Na tarde de sábado, (21/08), realizou-se a Assembleia Diocesana de Catequese, no Iteo-Instituto Teológico Regional João Paulo II, na Cidade Morena, Campo Grande.
A Assembleia foi conduzida pela Coordenadora Diocesana, Sra. Erodete M. Oliveira de Souza, contando com a participação dos Coordenadores Paroquiais.
O tema escolhido para este ano foi “Catequista mistagogo, comunicador de Jesus”. Este momento foi conduzido pelo Pe. Vander Casemiro, Coordenador Diocesano de Pastoral.
Na pauta constaram temas como avaliação das foranias; plano de ação pastoral e financeiro 2022; lançamento do subsídio do Anúncio Querigmático; apresentação das Diretrizes da Catequese Arquidiocesana, nova estrutura da ECAD e o papel da coordenação.
Dom Dimas Lara Barbosa ao atualizar o caminho da Arquidiocese na Catequese agradeceu pela doação de vida e pelo sim de todos os catequistas a este ministério tão importante que ao longo da história da Igreja no mundo tem despertado vocações para a messe do Senhor. De maneira especial, apresentou o subsídio sobre o Anúncio Querigmático e o curso de extensão universitária com a UCDB-Universidade Católica Dom Bosco, preparado para 2022, sobre Metodologia Catequética. Acesse o primeiro subsídio ao final do texto.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ COM JOVENS E ADULTOS (CATECÚMENOS / CATEQUIZANDOS)
PRIMEIRO TEMPO: PRÉ-CATECUMENATO ou ANÚNCIO QUERIGMÁTICO
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
[MANUAL ORIENTATIVO DE CATEQUISTA]
A iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal, itinerário com jovens e adultos catecúmenos / catequizandos, quer oferecer, a partir da proposta missionária da Igreja, momentos formativos e experimentais de uma catequese iniciática.
A Palavra, que é a força de Deus para a salvação, é apresentada nestes encontros num contexto bíblico, litúrgico, catequético e missionário.
O objeto geral dos subsídios, disponibilizados sob a forma de fichas no portal, é favorecer o acesso a todas as pessoas interessadas, a custo zero. A preparação e disponibilidade deste manual orientativo tem por finalidade facilitar a catequistas e agentes de pastoral a organização dos encontros.
O objeto geral dos encontros é o Encontro com Jesus Cristo, o Filho Encarnado e Amado, seus atos, ensinamentos, paixão e glorificação, assim como aprofundar o conhecimento da experiência de convivência nas primeiras comunidades sob a ação do Espírito Santo.
O Evangelho de Jesus Cristo é a essência das Sagradas Escrituras, estabelecendo o principal testemunho da vida e da doutrina do verbo encarnado e os encontros são a oportunidade de aproximação com Jesus Cristo e da descoberta do mistério de Deus.
A orientação tem por finalidade contribuir para que este manual e as fichas sejam um instrumento de trabalho a serviço da educação da fé, tendo em vista o aprofundamento e a iniciação (reiniciação) à vida cristã.