Na manhã deste domingo, 01 de março, no ginásio poliesportivo Dom Bosco, foi celebrada a missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
A santa missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom Dimas Lara Barbosa e concelebrada pelo bispo emérito Dom Vitório Pavanello, SDB, pelo bispo auxiliar, dom Mariano Danecki, OFMConv e por sacerdotes diocesanos e religiosos. Fieis das foranias Centro, Norte, Rural, Sul, Leste, Oeste e Sudeste estiveram presentes, lotando o ginásio.
Em sua homilia, dom Dimas conclamou todos a assumirem as atitudes samaritanas de parar, ver, compadecer e cuidar de tantas pessoas que precisam de nossa compaixão, de apoio espiritual, material, da escuta amiga e misericordiosa que alivia o sofrimento. Grande exemplo é a Santa Dulce dos Pobres, inspiradora desta Campanha, que com sua vida testemunhou o amor ao próximo menos favorecido e suas obras sociais continuam esta missão.
O gesto concreto desta Campanha será realizado em cada comunidade/paróquia através das diversas atividades das pastorais sociais. Em nível diocesano, será oferecido o Ministério da Escuta, serviço de acolhida e escuta com ênfase na prevenção ao suicídio, essencialmente.
Ao final da celebração, Pe. Vander Casemiro apresentou os missionários sacerdotes, seminaristas e leigos, que realizaram a Missão Abadia, na Prelazia de Borba – Amazonas, durante o mês de janeiro. Momento de agradecimento a todos que contribuiram para tornar possível este acontecimento histórico. É o testemunho da Igreja Missionária em Saída.