Para celebrar o IX Dia Mundial do Pobre e o Jubileu da Caridade, na manhã deste domingo, 16/11, a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Planalto, acolheu o Jubileu da Caridade, com o lema “A caridade de Cristo nos impele“,(2Cor 5,14).
As atividades foram iniciadas com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, concelebrada pelos padres Jair Máximo, Cleber Brugnago Rosa e assistida pelos diáconos Maurício Silva de Andrade e José Amâncio de Sousa.
O evento contou com a participação de voluntários, profissionais e órgãos públicos, incluindo representantes do sistema de Justiça, da área da saúde, instituições de ensino, organizações comunitárias e as Pastorais da Criança, Indigenista, Menor, Migrante, Carcerária e Conselhos Vicentinos.
Foram atendidas mais de mil pessoas ao longo do dia, através dos serviços de café da manhã, almoço fraterno, testes rápidos, atendimento médico, atendimento bucal para crianças com escovação de dentes, atendimento de enfermagem e loja de roupas doadas com mais de 5.000 peças.
Entre os principais objetivos do Jubileu da Caridade, destacam-se a mobilização das comunidades, o fortalecimento das redes de apoio e solidariedade, e a valorização da dignidade humana por meio da presença ativa da Igreja junto aos mais vulneráveis.
Peregrinação das Relíquias e réplica da imagem de São Vicente de Paulo
Em comemoração aos 400 anos da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo, 4º centenário, a igreja no Brasil recebe as relíquias e a réplica da imagem deste santo declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica pelo papa Leão XIII.
Durante todo o dia do jubileu da caridade, as 3 relíquias que compõem o relicário foram expostas: carta de S.V. Paulo dirigida a Santa Luísa de Marillac; parte de uma túnica, ambas de segundo grau. A réplica principal, de primeiro grau, é uma parte de um osso de uma das costelas do santo; além da réplica da imagem de S.V.Paulo que se encontra na Casa Mãe em Paris.
Para o coordenador do evento, Padre Jair da Conceição Máximo, “o Jubileu da Caridade foi um espaço de encontro, cuidado e transformação — onde fé e ação social se unem em favor da vida e da esperança, dia de bênçãos e de perceber a força da nossa igreja particular”.





















































