Retiro dos Bispos do Brasil, com pregação do cardeal Pietro Parolin, marcará os dois primeiros dias da 61ª AG CNBB.

Retiro dos Bispos do Brasil, com pregação do cardeal Pietro Parolin, marcará os dois primeiros diasda 61ª AG da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O primeiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), 10 de abril, teve início às 7h, com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora parecida.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, presidiu a celebração que teve como concelebrantes os membros da presidência da Conferência: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoerpers.
Os membros do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, composto por bispos que presidem as Comissões, integrarão a procissão de entrada.

A Sessão de Abertura da 61ª AG CNBB aconteceu de 8h45 às 9h45.
Abertura da primeira sessão da Assembleia é presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, seguido por saudações do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes; o reitor do Santuário N. de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo e o prefeito de Aparecida, Luís Carlos de Siqueira. Os demais representantes da presidência da CNBB também integram a mesa de abertura.

Participaram da primeira Coletiva de Imprensa, às 10h30, na Sala de Coletivas, no centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.

O destaque da segunda sessão, que terá início às 11h, ficará por conta da apresentação do Relatório do Presidente, com a síntese das ações da CNBB, sob a condução de sua nova presidência no período que compreende a última assembleia, a 60ª AG CNBB – abril de 2023 a abril de 2024. O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país, às 11h50.

O Retiro dos Bispos, cujo pregador será o cardeal Parolin, tem início às 16h desta quarta-feira, 10 de abril, e se estende por todas as sessões do dia 11/04. Como parte do momentos de oração, neste dia, os bispos vivenciarão a celebração penitencial, às 10h30.

Rezemos por todos os bispos e em especial por Dom Dimas, Dom Mariano e Dom Vitório que lá estarão, juntos dos demais bispos do nosso Regional Oeste 1, para que façam essa experiência na certeza de que seus fiéis os acompanham com suas preces.

Onde acompanhar a 61º Assembleia da CNBB?

Acesse nosso site: https://arquidiocesedecampogrande.org.br/
Baixe nosso aplicativo em seu celular.

Posts Relacionados