Documento 114 é atualizado: Animação Bíblica da Pastoral

Terça-feira, 30/agosto/2022

Na tarde desta terça-feira, durante a coletiva de imprensa, dom Peruzzo e Dom Paulo Jackson falaram sobre a atualização do Documento de Estudos nº 114.
Veja o texto aqui.

Logo após,  Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ 2023, apresentou os detalhes para a acolhida dos jovens brasileiros, em Lisboa.
Veja o texto aqui.

Segunda-feira, 29/agosto/2022

Os trabalhos do 1º dia da 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil começaram nesta manhã, 29/08, tratando dos temas:
– análises de conjuntura eclesial e social;
– início da apreciação do texto da tradução do Missal Romano;
– aprofundamento do Tema Central;
– Campanha Junho Verde, da CNBB;
– Elaboração de mensagens do episcopado brasileiro: uma direcionada ao povo brasileiro e a outra ao Papa Francisco.

1ª Coletiva de Imprensa aborda o tema central das diretrizes: Igreja Sinodal, Comunhão e Participação.
Acesso o vídeo aqui.

 

Outras notícias.

A segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece, de forma presencial, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), de 28 de agosto a 2 de setembro, como forma de garantir a votação dos temas que em função da presencialidade exigida pelo Estatuto da CNBB não puderam ser votados nos últimos dois anos em razão da pandemia.

 

A abertura acontece no próximo domingo, 28 de agosto, Dia Nacional do Catequista, com a missa no Santuário Nacional, às 18h00. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, irá presidir a missa e os concelebrantes serão os membros da presidência da entidade e os bispos que fazem parte do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep.

A cobertura, dia-a-dia, poderão ser acompanhadas nas nossas redes sociais @arqcgr.

Características da segunda etapa 

Desta vez, além do aprofundamento do Tema Central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão feitas rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023. 

Com a característica de ser deliberativa, nesta segunda fase, os temas que serão votados pelo episcopado são as atualizações no Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”. 

Além disso, outros 14 temas diversos vão ser objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares e coadjutores que participarão da 59ªAssembleia Geral como exemplo o 18º Congresso Eucarístico Nacional; a Celebração dos 70 anos da CNBB; a Jornada Mundial da Juventude 2023; o Sínodo dos Bispos 2023, entre outros.

Fonte: CNBB

Posts Relacionados